Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Primeiros-socorros (ou o dia em que eu vou desmaiar)

por A Pipoca Mais Doce, em 27.06.13

Ainda no Espaço Cegonha decidi fazer o workshop de primeiros socorros. Claro, é a minha cara. Pessoa paranóica e que está prestes a ser mãe pela primeira vez precisa MESMO de um cursinho destes. Basicamente, passámos uma hora a aprender o que fazer no caso de o puto se engasgar. E se ter de pensar neste cenário, só por si, já é horrível, ter de pôr os ensinamentos em prática deve ser o inferno na terra. Eu rezo a todos os santinhos para que o Mateus nunca se lembre de se engasgar (isto deve ser mais ou menos o mesmo que desejar que nunca chore), porque eu acho que desmaio antes de conseguir prestar-lhe os devidos socorros. A enfermeira Luísa diz que não, garante que, na hora, a adrenalina toma conta de nós e nos torna as pessoas mais ágeis do mundo, mas eu dsconfio bastante das minhas capacidades em caso de pânico. Primeiro, acho que não vou ser capaz de lhe dar as pancadas necessárias nas costas para o desengasgar. Coitadinho, tão pequenino e a ter de levar pancada. Eu sei que é um mal necessário, mas acho que o vou fazer em lágrimas, eu a chorar para um lado e ele a chorar para outro. Depois,  se a coisa der mesmo para o torto, ele começar a ficar roxo e perder os sentidos, vamos ter de passar às manobras de reanimação (pressionar o peito e fazer respiração boca-a-boca). E aí é que deve ser mesmo o fim do mundo. Como é que se mantém a calma com um filho inanimado nos braços? Sobretudo se uma pessoa estiver sozinha? Acho que desmaio primeiro do que ele. Mateus, pequenito, se me estás a ouvir, jura-me que vais sempre comer tudo direitinho, que não vais enfiar os alimentos no canal errado, que não vais comer brinquedos e outras merdas pequeninas que te possam sufocar. Para já, e até aos três ou quatro anos, estás proibido de comer pipocas, amendoins, pastilhas, rebuçados e outros que tais. Tu tem juízo, rapaz, tem juízo que a tua mãe é fraca de coração e não aguenta stresses destes.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:49


12 comentários

De Ana Maria Ramos a 27.06.2013 às 16:45

Pipoca, se o bebé chorar é porque já está fora de perigo!

De mae48horaspordia a 27.06.2013 às 17:55

Olá Pipoca,

Acredite que na hora nos transformamos e fazemos tudo pelos nossos filhos. O meu G. agora com 19 meses engasgou-se com 2 dias de vida por causa do refluxo e acredite que é mesmo a pior sensação do mundo. Ver um filho recém nascido nos braços, aflito, a não conseguir respirar direito, faz-nos sentir que o mundo vai desabar e impotentes, mas ao mesmo tempo ganha-se uma força que nem sonhamos donde vem e nos faz reagir.

Foi graças às indicações do meu marido (que na altura tinha ido buscar o nosso filho mais velho) que tem um curso de socorrismo e do INEM por telefone, porque é nestas alturas que ficamos sem rede e não consegui ficar em linha com o papá, que consegui manter a calma e desengasgar o meu bebé, evitando que ele tivesse ficado sem respirar.

Foi muito importante seguir as instruções e fazer tudo direitinho e acredite que acho que nunca chorei tanto na minha vida e me mantive tão calma ao mesmo tempo.

Por isso PARABÉNS por ter feito o Curso e espero do fundo do coração que nunca precise, mas mais vale prevenir que remediar.

Aproveito para lhe desejar muitas felicidades!

De Maria João a 28.06.2013 às 12:59

Nem de propósito, este DadBlog ("marido, pai, cirurgião") publicou este "guia" para os engasganços: http://eosfilhosdosoutros.blogspot.pt/2013/06/o-menino-entalou-se-o-que-fazer.html

De Ana a 27.06.2013 às 23:51

O meu Salvador com menos de 4 meses teve o seu primeiro ataque de epilepsia, e, em algumas crises deixa mesmo de respirar. É assustador e ainda é mais assustador quando temos de esperar mais de 2 anos por uma conclusão. É uma sensação horrível, mas, acredita que na hora não tens tempo para chorar. Choras depois.

De Joana Bandeira a 28.06.2013 às 07:06

Acredita, é mesmo como a enfermeira Luísa diz! Na hora, a adrenalina toma conta de nós e torna-nos as pessoas mais ágeis do mundo. Mesmo! Tive uma situação dessas em que virei (literalmente) a B. de pernas par o ar, sem dó nem piedade e ainda com o bónus de lhe dar umas pancadas bem fortes nas costas. Na altura fiquei tão aflita, que não hesitei e não me arrependi nada de o ter feito. Espero que não tenhas de passar por uma situação igual mas se acontecer, descansa, que não vais ficar apática a olhar. Vais saber o que fazer :) Beijinhos
Joana
www.lovelab1.blogspot.com

De Anabela Figueiredo a 28.06.2013 às 09:45

Tenho seguido o blog diariamente e tenha achado um must . Muitos parabéns pelo pequeno Mateus e desejos de uma hora pequenina... e esperamos ansiosamente pela reportagem do Baby Shower !!!

De macacagravaporcima a 28.06.2013 às 09:59

http://eosfilhosdosoutros.blogspot.pt/2013/06/o-menino-entalou-se-o-que-fazer.html

e aqui a explicação de um pai/médico/blogger do melhor que há :-) não sei se já conheces o blog dele, mas vale a pena! bjs

De M. a 28.06.2013 às 10:03

TODOS os pais e mães deveriam fazer um curso desses. Tenho 4 crianças. Não me assusto com qualquer coisinha. E digo sempre que a única coisa mesmo perigosa que já nos aconteceu foi quando a filha nº 2 se engasgou, aos 2 anos e pouco, com um bocado de maçã que eu lhe dei e ela estava a comer, sossegadinha ao pé de mim.

A adrenalina faz milagres e lá consegui fazê-la respirar, mas já estava roxa. É horrível. E não dá tempo nem para marcar 112, pelo que temos de aprender a fazer tudo com as nossas próprias mãos.

De R a 28.06.2013 às 11:24

E essa não é a pior situação...
Imagine o puto a engasgar-se e nem se aperceber?! Às vezes acontecem situações assim, bizarras...
Não a quero assustar porque já percebi que sofre dos nervos, mas é verdade!
A minha mãe passava a vida a acordar-me quando era bebé e estava no berço a dormir pacificamente. Ela conta que o que mais a assombrava era o síndrome de morte súbita infantil. Os míudos a dormir morrem num abrir e fechar de olhos. E ela passava a vida a observar-me e diz que a paranóia era tanta que às vezes nem via a barriga mexer nem sentia o ar a sair do nariz e por isso acordava-me! Ela diz que preferia ouvir-me a gritar, podia ser ensurdecedor mas garantia-lhe que estava viva!

De Anónimo a 28.06.2013 às 12:05

Olá! Eu tive a experiência logo no dia em que nasceu! O pequeno ainda tinha restos de liquido, engasgou-se, claro que eu virei-o, como ensinaram no curso, e bati-lhe nas costas (devagarinho, pois ele tinha poucas horas de vida!), mas tudo em "câmara lenta".A sorte foi que uma enfermeira passou no momento certo e assim que pegou nele, é que eu vi que já estava roxo... Ela deu aquelas valentes pancadas nas costas e o rapaz voltou a chorar com toda a força... Também foi importante ter outra mãe no mesmo quarto que já estava em ação para chamar as enfermeiras! Foi logo o primeiro grande susto!

De ffiffas a 28.06.2013 às 18:01

Não sei se a adrenalina resulta para todas.... já vi mães a paralisar completamente perante acidentes dos filhos, por isso tenho as minhas reservas quanto à garantia da enfermeira!

Comentar post


Pág. 1/2






Digam-nos coisas

apipocamaisdois@gmail.com

Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D