Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Bebés ecológicos

por A Pipoca Mais Doce, em 28.06.13

Um dos primeiros presentes que recebi para o Mateus foi-me oferecido por uma leitora do Porto, aquando do jantar dos 100.000 fãs. Era uma bolsa para produtos da Chicco, da linha Bio, e foi a primeira vez vez que ouvi falar desta linha biológica. Fiquei curiosa e andei a pesquisar mais sobre o assunto. Confesso que se há pessoa um bocadinho desligada dos produtos mais amigos do ambiente sou eu, mas ando a tentar mudar isso aos poucos. E quando se tem um bebé a caminho e se começa a ouvir toda a gente falar de peles ultra-sensíveis e da necessidade de procurar produtos mais naturais, torna-se mesmo obrigatório. 

 

Para quem, como eu, nunca tinha ouvido falar da linha Pure.Bio, da Chicco, deixem-me que vos diga que é uma gama que tem em conta a escolha das matérias-primas e todo o processo de produção, para que, no fim, se tenha um produto o mais amigo possível do ambiente e dos bebés. Entre outras caracteristicas, incluem ingredientes de origem natural e provenientes da agricultura biológica, as matérias-primas são colhidas de forma sustentável e respeitando o seu crescimento natural e as estações do ano, e todos os elementos das embalagens são feitos com materiais recicláveis. De acordo com as normas de cerificação, os produtos da linha Pure.Bio não contêm derivados de petróleo, parabenos, corantes de origem sintética, compostos químicos ou organismos geneticamente modificados. E apesar de não ser obrigatório, a Chicco levou o conceito biológico ainda mais longe e deixou de fora alguns ingredientes potencialmente agressivos, como o álcool ou o SLS (sodium lauryl sulfate).

 

Qualquer produto, para ser definido como biológico, deve ser aprovado por um organismo de controlo que certifica a qualidade do mesmo, atribuindo-lhe um logótipo. Os produtos da linha Pure Bio são certificados como naturais e biológicos pela Ecocert, um dos maiores organismos de controlo reconhecido a nível mundial. A Ecocert definiu um conjunto de especificações muito rígidas, nomeadamente a percentagem de ingredientes de origem natural e biológicos que devem ser utilizados na formulação dos produtos certificados.


A linha Pure Bio da Chicco divide-se entre os produtos de higiene, a roupa ou acessórios (toalhas, roupa de cama, bolsas). Os produtos de higiente incluem um bálsamo protector, um óleo de massagem, um champô/espuma de banho, e uma loção de corpo. Os principais ingredientes utilizados são o aloé vera, a água de camomila, a manteiga de karité e o óleo de amêndoas doces. 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:05


15 comentários

De Sara a 28.06.2013 às 15:26

Eu só vi um snão nestes produtos, o cheiro. Achei estranho, nada cheiro de bebé =(
Mas quando conheci fiquei encantada com tudo o resto.

De Anónimo a 28.06.2013 às 16:56

todos os produtos que cheiram bem e a "bébé" têm maior probabilidade de causar alergias, pois têm mais aditivos. como é o caso da mustela, que dentro dos produtos de farmácia se evita aconselhar para recém nascidos...

De Sara a 28.06.2013 às 23:16

A sério? Mas praticamente toda a gente com bebés usa Mustela! Se fosse mau acho que haveria montes de gente a falar disso...
Mesmo assim, o cheiro destes era muito......nem sei bem descrever. Lembrava-me o Oléo de Amendoas Doces daqueles frascos amarelos do Pingo Doce xD

De Carolina a 01.07.2013 às 23:12

Muitos bebes usavam e usam porque as mães continuam a pedir! Porque dantes nao havia mais nada eu acho :) e caiu na tradição !

De Mariana a 02.07.2013 às 11:15

Havia gente a falar disso e já nem estava no mercado! Cabe na cabeça de alguém que um produto para bebés estivesse no mercado há tanto tempo se fizesse tão mal? Nunca! Se faz alergias, não faz mais do que outras marcas... É mais falada, simplesmente, porque é a mais usada! Ora se em 200 bebés, 150 usam Mustela, e 50 usam Uriage, e desses 200 bebés 60 tiveram alergia...Quem é a maioria ? Os bebés da Mustela, claro, por uma questão de estatística!
A Mustela é inofensiva e tudo que se diz dessa marca não passam de mitos, tipicos , daqueles mitos que é normal perseguirem as grandes marcas, mais vendidas, do mercado. Já soube de um pediatra que andava a espalhar às pacientes que a Mustela tem parabenos e para se afasterem da marca, quando vem explicito nos rotulos que não tem parabenos...enfim!
Usei e uso Mustela e recomendo.

De Cátia a 28.06.2013 às 18:38

Eu sou muito apologista dos produtos mais naturais e, na minha pesquisa de fraldas, descobri fraldas ecológicas ou biodegradáveis, que são produzidas com materiais naturais e sustentáveis, sem branqueadores nem perfumes químicos, ou seja, o risco de alergias é minimizado. E o preço é basicamente o mesmo das famosas Dodot.

De joana a 28.06.2013 às 20:20

também uso as fraldas ecológicas, são as da bambo...são aconselhadas principalmente para rapazes pois as normais provocam infertilidade masculina (mas estes estudos n interessam às grandes marcas)
já a linha da chicco n gostei nada do cheiro, achei que cheirava mal...optei pela uriage para o inicio e depois pela mustela

De Be mama a 29.06.2013 às 14:35

Olá Cátia, será que me pode indicar a marca das mesmas e já agora o local onde as posso comprar? Muito obrigada

De Cátia a 01.07.2013 às 09:35

Be mama, a marca é Bambo e eu comprei através do site ecoescolhas.pt. Depois de eles receberem o pagamento, a encomenda chegou de um dia para o outro. As fraldas são muito fofinhas e não têm cheiros esquisitos, são é possivelmente um pouco mais volumosas que as tradicionais.

De Andreia Fausto a 28.06.2013 às 20:31

Leitoras: vamos chamar o pai do Mateus a escrever neste blogue? Ricardooo: as leitoras do " apipocamaisdois" também gosta de te ler. Nós sabemos que és um homem ocupado- mas isto de deixares a mãe encarregue disto tudo, não pode ser rapaz! :) Ouvir a opinião dos dois, enquanto pais, é o que queremos. Se for só para ouvir os queixumes e as preocupações da mãe, há por aí muita coisa para ser lida. Enquanto leitora e ainda não mãe, acho muito interessantes este vosso projeto. Mas claro, sempre e quando o pai se pronunciar. :) Estamos à tua espera. Cumprimentos da Escócia.

De osmeusdesvaneios a 29.06.2013 às 09:26

Pipoca, um produto que também é muito bom, e foi feito a pensar em bebés, é o sabão Gamila, ela era uma parteira e fazia sabonetes para lavar os bebés quando nasciam. Eu já experimentei e aquilo é muito bom, na primeira utilização nota-se logo diferença, eu penso que também seja biologico, mas não tenho a certeza. Mas que é muito bom, é, e encontra-se nas lojas Perfumes e Companhia e custa 20 euros, é caro, mas é realmente muito bom.

Beijinhos

De Ines a 29.06.2013 às 19:39

Nao compres nada com Parabenos, sulfatos e BPA. Ha varios estudos que relacionam a utilizacao destes quimicos com cancro e outras doencas. A propria Mustela deixou de utilizar Estes quimicos por pressao dos consumidores. Ines

De Fifi a 01.07.2013 às 18:45

Pipoca, atenção que a não utilização de ftalatos não quer dizer que os produtos não tenham compostos químicos, quer dizer que não têm AQUELES compostos químicos, aqui está o que encontrei na wikipédia: Os ftalatos são um grupo de compostos químicos derivados do ácido ftálico, tal como o cloro ftalato, utilizado como aditivo para deixar o plástico mais maleável. Tal grupo de compostos é tido como cancerígeno, podendo causar danos ao fígado, rins e pulmão, além de anormalidade no sistema reprodutivo. Dentre os ftalatos existentes, o DEHP (ftalato de di-2-etilhexila) é um dos mais difíceis de serem biodegradados.

De Ana a 01.07.2013 às 19:45

Olá. Sou estudante de Química, que adoro. Por isso não posso resistir a deixar este comentário nerd:

não é possível um produto não ter compostos químicos. Tudo o que existe são compostos químicos, ou "amontoados" deles, desde os ingredientes de origem natural até aos seres humanos.
Há um estigma contra os produtos químicos, e aos compostos produzidos sinteticamente.
Tudo o que existe é um químico.
E um produto sintético não é necessariamente algo que não ocorra na natureza, simplesmente é mais fácil faze-lo num reactor do que "espreme-lo da maçã".

E pronto, é este o meu desabafo.

De Ana Princesa a 02.07.2013 às 16:30

Pessoalmente não gosto dos produtos da chicco.
Nem estes, nem uns que que me ofereceram de gel de banho e perfume. O cheiro era muito mau.

Os da mustela o meu filho fez alergia, passei para a Uriage e agora tudo bem :)

Comentar post






Digam-nos coisas

apipocamaisdois@gmail.com

Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D