Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



É, não estou nada preparada.

por A Pipoca Mais Doce, em 04.07.13

Com mais de oito meses de gravidez, ainda não sinto aquela coisa que as mães falam. Aquela ânsia de ter o bebé cá fora, de lhe ver a cara. Claro que penso nisso, claro que penso em como será, mas pressa é coisa que ainda não me deu. Talvez daqui a umas semanas, quando me tiver, oficialmente, transformado num mamute. Talvez nessa altura comece a desejar ardentemente que o puto saia e se faça à vida, mas para já, para já, ainda não sinto nada disso. É engraçado, porque sempre olhei para a gravidez mais ou menos como se de uma gripe se tratasse. Ah, e tal, estou assim agora, mas daqui a duas semanas já passou. Ao mesmo tempo, e mesmo com a passagem veloz dos meses, pareceu-me sempre que isto, o nascimento da criança, era uma coisa que só  ia acontecer daqui a muiiiiiiito, muiiiiiiiito tempo, para aí daqui a uns três anos. A verdade é que ele está quase aí e o meu nível de preparação é...zero? Como? Como é que daqui a um mês e pouco vou ter uma criança nos braços, alguém que vai transformar completamente a minha vida, alguém que vai depender de mim para... tudo??? Ahhhhhh! Não dá para voltar ao início da gravidez? É que isto de só termos nove meses para nos habituarmos à ideia não dá para nada! Às vezes ainda me surpreendo com o facto de estar grávida, vejam lá o meu grau de preparação! Vejo o meu reflexo num espelho ou numa montra e até me assusto. Do género, espera lá, esta grávida sou mesmo eu? Eu? Mas como, se ainda há bocadinho tinha seis anos, estava a brincar com as minhas Barbies e os meus Lego, andava na água da Manta Rota agarrada à minha mãe para aprender a nadar?? E agora vou ser mãe? Como é que isto aconteceu? Caraças, que isto de crescer é lixado. Tenho um medo desgraçado de falhar, de ser má mãe, de não saber quais as melhores escolhas, e acho que também é por isso que ainda não tenho muita vontade de ver o Mateus cá fora. Para já está sempre aqui, quieto (dentro do género), fofinho, silencioso, obediente, protegido. Assim que ele sair, começa uma nova vida que desconheço e eu não gosto muito disso, de não saber o que me espera. Também tenho medo que ele nasça prematuro, por isso ele que se aguente, que já faltou mais. E quanto mais tempo se aguentar, mais eu me vou mentalizando. Ou tentando, pelo menos. Nesta fase, todas as semaninhas contam. Mas depois... depois também tenho a tal curiosidade. Não só de o ver, contar-lhe os dedos, ver-lhe a cara, mas também de saber o que é esse tal amor desmedido de que toda a gente fala e que eu já sinto um bocadinho. Enfim... ainda tenho umas semaninhas. Depois, rebenta a bolha (literalmente) e o jogo começa a sério.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:38


49 comentários

De Vânia Trindade a 04.07.2013 às 22:31

Olá Pipoca,
há um ano atrás estava exactamente como tu! O Diogo nasceu a 16 de Agosto e por esta altura não me sentia ainda preparada... seria boa mãe? Tinha crises de choro ás vezes...a minha vida ia se transformar por completo, não é mesmo? Deixaria de estar a trabalhar no pc, ou a passear pelo facebook até ás tantas da manhã. Deixaria de sair à noite. Bla bla bla. Que aflição! No dia 16 entrei em trabalho de parto, exactamente quando fazia 41 semanas. O parto foi normal e muito rápido só que houve uma pequena complicação e ele esteve que ficar internado uma semana...pois olha, todos pensamentos que tive se ser má mãe, etc etc etc, evaporaram-se. Fiquei essa semana ao pé dele, chorava rios de lágrimas quando tinha que deixar a neonatologia e vir para casa. De um momento para o outro viras uma leoa! Só queres estar ao pé da tua cria, abraça-la e dar-lhe miminhos e não deixas que mais ninguém faça o mesmo. É como se de repente se desse um click e o instinto maternal aparece! Ah! E dar à luz é o momento mais maravilhoso na vida de uma mulher...e olha que eu sofri horrores com as contrações. ***

De Maria João Clavel a 04.07.2013 às 22:49

Uma excelente hora. Que corra td bem!

De N a 04.07.2013 às 22:53

É engraçado como as memórias de infância regressam com a Materniadde!...Mas o que eu gostava aqui de salientar foi que comigo não foi bem assim, em relação ao "amor desmedido": também fui mãe há 1 ano, e isso de um imenso amor assim que o bébé nasceu não aconteceu comigo. Foi um Amor que foi crescendo aos poucos e cada dia cresce mais. Ao contrário de muita gente, apenas uma amiga me falou de que com ela também não tinha havido uma paixão imediata, e ainda bem que mo disse, ou então eu teria sentido que era completamente diferente de todas as mães! Poucas pessoas falam disto, e penso que pode criar pontinhas de depressão se não sentirmos na hora e até nos dias seguintes o que "é suposto"... É importante falar sobre isto! Não te esqueças Pipoca: é tudo NORMAL!! Beijinho!

De Elsa a 08.07.2013 às 14:44

Muito bem dito!
Eu também não senti aquele amor desmedido quando o meu filho nasceu e olhei para ele pela primeira vez. Aquela coisa absolutamente arrebatadora de que algumas mães falam!
Claro que estava muito feliz com ele, mas também senti que verdadeiramente o amor foi crescendo cada vez mais com os dias, meses... O meu filho preenche-me de uma forma que não se explica, mas não foi inato, foi um sentimento que cresceu.
Também acho muito importante que as mães saibam que pode acontecer isto, porque é uma realidade. Nem toda a gente vive o nascimento de um filho e a maternidade da mesma forma, e isso não nos faz menos mães ou piores mães!
Felicidades Pipoca!

De Lídia Carvalho a 11.07.2013 às 18:06

Idem!
Eu também não senti esse amor intenso e incondicional que agora sinto. Até vou mais longe e perdoem-me as mamãs que se sentiram logo apaixonadas pelos seus bebés: se me tivessem posto a M. ou outra bebé nos braços, para mim seria igual.
Ao fim de umas semanas já estava embeiçada por ela e hoje, decorridos 3 anos e meio, não sei se alguma vez este amor parará de aumentar. Às vezes o meu coração parece que dói de tanto amor. Choramos com eles, rimos com eles, só lhes queremos bem, dar-lhes o mundo, faze-los imensamente felizes. E à medida que o tempo passa e eles nos retribuem o afeto com sorrisos, palavras e gestos, bom, então aí é que o laço se torna eterno!
Quanto a não estar preparada... eu acho que vivi uma pseudo realidade até à data do parto, até perceber que ela dependia de mim para tudo. Se foi fácil? Não. O primeiro mês de maternidade é de loucos! São as hormonas, o sono que não dormes, o descanso que falta, deixas de ter tempo para ti, para os outros, o teu coração passa a viver fora do corpo para sempre.
Mas é a experiência mais linda do mundo, um amor único e maravilhoso.
Ainda hei de repetir a graça, só me falta uma condição económica um pouco mais estável, mas quero repetir!

De Teresa a 12.07.2013 às 11:41

Comigo a mesma coisa. Sofri tanto no parto que só queria era despachar aquilo e não senti essa emoção e esse amor que tanto falavam. Aliás, no início é como se fosse um estranho a quem também tinha de me habituar. O amor incondicional foi surgindo e aumentando com o passar dos dias. Hoje ele tem 4 anos e é um amor inexplicável que tenho por ele.

De C a 30.04.2014 às 12:40

Fui mãe vai fazer 1ano em Maio e na altura tambem nao senti aquele amor incondicional. Alias nem sabia o que fazer com o bébé..Olhei para ele e não sentia qualquer tipo de sentimento...Eu parecia um robot, dar de mamar, mudar fralda, dar banho...Tudo estava mecanizado...A medida que o filhote cresceu, o meu amor nasceu e cresceu também...Hoje sei que o amo e que faço tudo para que ele esteja bem, feliz e daria a minha vida por ele...Mas o amor que sinto ainda não é aquele que oiço muitas mães falar...Sei que vai crescer á medida que o filhote cresce... A 1ª vez que disse o que sentia sobre o meu filho, foi ao meu marido e ele compreendeu perfeitamente. Sempre partilhei este sentimento com as minhas amigas e nunca me senti descriminada ou má mãe por isso...

De Marisa a 04.07.2013 às 22:53

Pipoca, em algumas mulheres acontece isso, de ainda nao ter pressa, estar cheia de insegurancas... e sinceramente, posso estar a ser cruel mas: E bem provavel que so te des bem conta assim que ele nascer, ou uns dias depois, mesmo! Podes ate levar algum tempo ate sentir esse amor desmedido! Nem sempre e assim que se olha para o bebe...
Eu fiquei feliz, muito, assim que vi o Andre e o tive nos bracos, aquele momento assim, de um para outro sem cordoes, com ele "a solta", nao o queria largar e nem dormia nos dias que tive internada com ele (porque se ele chorasse eu queria estar la para o atender LOGO! O receio de me deixar dormir e imaginar que nem o ouvia deixava-me em sobresalto, acabei por andar tipo zombie!).
Assim que fui para casa, nessa primeira noite, tive a minha irma e o meu cunhado a jantar comigo, pude tomar um belo banho, arrumar as coisas que trazia da maternidade, que eles estavam la para ajudar com o Andre, pior foi quando tiveram de se ir embora e eu fiquei sozinha, com ele. O Sandro ainda trabalhou uns dias ate ter os dias dele para gozar o filhote (e estava no turno da noite). Eu estava SOZINHA! Quando me dei conta de que tinha a minha mae em Portugal, a minha irma ja na casa dela, o Sandro a trabalhar e nao havia enfermeira nenhuma por perto, comecei a ficar tao ansiosa que quando o Andre chorava, eu chorava descontroladamente e estava tao assustada com o que tinha feito... Agora estou a sorrir a lembrar-me disto. Pensava para mim "O meu filho esta a chorar, esta infeliz com qualquer coisa e nao sei o que... O que e que eu fui fazer? E se ele se transformar num ser humano transtornado? E se a culpa for minha? Porque vou ser ma mae? E quem me mandou a mim andar com ideias e ter concretizado este sonho? E um ser humano! Com isto nao se brinca Marisa!" :D :D :D era mais ou menos isto que me passava pela cabeca enquanto pegava nele. Horrivel. Liguei a minha mae, muitas vezes, mesmo, acalmou-me... Consegui acalmar o Andre e nessa noite, assim que chegou o Sandro eu sentia-me tao mais segura, a salvo. Por isso, e normal! Nao penses que o que sentes e mau, pode levar uns dias, pode levar semanas... Ou apenas umas horas! Pode ser instantaneo!
Mas esse amor, claro que vais senti-lo e vai crescer de dia para dia!!! :)

Desculpa pela novela que acabei de escrever mas e so uma tentativa de te ajudar... beijinho ao Mateus xx

De GuiBé a 04.07.2013 às 23:17

Concordo com os comentários anteriores e por experiência própria aconselho a que, dentro do possivel, o stress não tome conta de nós pois o bébé sente isso tudo e é tipo "bola de neve" -nós stressamos, o bébé chora, e nós stressamos e... quanto mais calma se conseguir mais tranquilo o bébé fica, é uma sintonia fantástica. Espero que tudo corra pelo melhor com a Pipoca e o Mateus.

De aspalavrasque a 04.07.2013 às 23:51

Há um ano atrás também estava grávida pela segunda vez. Foi uma gravidez surpresa (primeira gravidez foi necessário recorrer a técnica de PMA), desde tucobri às 11s+4dias que estava grávida e não gorda, mas foi uma gravidez muito desejada :). Não foi calma como a primeira, a bebé nasceu prematura de 32s com 1,200gr devido a restrição de crescimento e não ter liquido anmiótico. Tive mais receio quando trouxemos a princesa para casa do que o mês que passou na Neonatologia mas correu tudo bem. Hoje a princesa tem 8 meses, é muito saudável e linda. O principe está na fase das birras, do sabe tudo mas é um amor de menino. Tenho muito orgulho nos meus filhotes :).
Antes de ser mãe pensava como seria ser mãe (é MUITO bom), se seria boa mãe, como iria reagir às birras, como iria reagir às más educações, para que colégio iriam, mas o melhor é não stressar e aproveitar-mos ao máximo o(s) nosso(s) filhote(s). O tempo passa muito rápido...

Muitas felicidades!!!
Ana



De catarina a 05.07.2013 às 00:26

Eu acho que tu nao tens é instinto maternal, ponto final.

De A Pipoca Mais Doce a 08.07.2013 às 12:28

E qual é exactamente a novidade, se eu sou a primeira a dizê-lo?

De Anónimo a 08.07.2013 às 18:06

Sinceramente, o que tenho lido, só revela é que a pipoca tem instinto maternal!

De Susana Silva a 08.07.2013 às 12:47

E eu acho que tens é uma grande falta de chá...Irra gentinha.

De Lucia a 18.04.2014 às 18:36

Ser mãe de primeira viagem não e fácil . Instinto maternal ? Não sei tou grávida de 8 semanas e tou apavorada, cheia de duvidas e medos. Mas acho que e normal ter medo e duvidas e sinal que te importas não ? Nunca sonhei em ser mãe , nem nada que se parece se mas aconteceu. O meu marido e família estão radiantes e eu sorriu com eles, mas por dentro? Por dentro estou apavorada e quem não estaria? Acho que todas as futuras mamas passam por isso, mas tem medo de admitir porque são criticadas, a humanidade e perita em criticar os outros e incapaz de olhar para si mesmo. Cada um enfrenta os medos a sua maneira, eu ainda não descobri a minha, mas vou chegar lá no meu tempo... Boa sorte para o pequeno príncipe e que o tempo te traga a calma e resposta todas as duvidas...

De Anónimo a 12.08.2014 às 14:07

"Acho que todas as futuras mamas passam por isso, mas tem medo de admitir porque são criticadas" Concordo 100% obrigada por todos os relatos que li aqui hoje. Estou grávida de 10 semanas e apavorada! Bom saber que nao sou a unica. Beijos

De Telm a 05.07.2013 às 07:23

Ok, estas oficialmente preparada (opiniao de uma completa bebé-excluída até ter o meu cá fora). Aproveita é bem a liberdade (naoa de movimentos) deste ultimo mes e meio...sim...quase mes e meio. Como é que estas de mais de 8 meses se ainda nem 35 semanas tens? Isto é uma minhoquice, mas a mim faz-me comichāo que as pessoas contem mal o tempo de gravidez e efetuem uma conversao das semanas para meses errònea. Essa coisa de 1 mes tem 4 semanas certas..matematicamente significa que 40 semanas sao entao 10 meses de gravidez (40:4). Tu farás os 8 meses no dia em que estiveres de 35 semanas e 3-4 dias, e sòdaí para a frente estarás de "mais de 8 meses".

De Anónimo a 09.07.2013 às 17:16

Não, na transição de semanas para meses não pode ser exacta, precisamente porque a gravidez tem 10 meses, mas só se contam 9. Assim o oitavo mês começa ás 32 semanas. às 37 semanas começa o 9º mês, porque 37 semanas já é considerada uma gravidez de termo (o bebé nasce já não sendo considerado prematuro), embora possa chegar às 40/41 semanas

De Alia a 05.07.2013 às 08:04

Olá Pipoca
Tenho 2 filhos. Na primeira, tive sempre a certeza que a amaria incondicionalmente e que saberia cuidar dela. No segundo é que foram elas!!! Achava que não tinha capacidade para amar outro ser como amava a minha filha.
Na véspera dele nascer, chorei copiosamente e dizia que tinha sido o pior erro da minha vida. No dia seguinte, estava eu deitada na mesa de operações a sentir o médico a tirá-lo. Ele veio logo a seguir para mim e eu só disse "que estúpida que sou"...
Beijinho

De Anónimo a 05.07.2013 às 08:56

O que te espera é só a coisa mais deliciosa do mundo! Tens o quarto pronto, tens as compras feitas, curso feito... Agora é descansar...

Comentar post


Pág. 1/4






Digam-nos coisas

apipocamaisdois@gmail.com

Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D