Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



AVENTuras da Mamã #18

por A Pipoca Mais Doce, em 21.10.13

O regresso ao exercício

 



Depois de uma gravidez é normal que se leve algum tempo a voltar à forma. Há quem não tenha tempo para voltar ao ginásio, há quem não tenha dinheiro (se bem que há cada vez mais opções económicas, como correr na rua), há quem não tenha tempo nem dinheiro e há, simplesmente, quem não queira saber. Algumas mulheres sentem-se tão preenchidas com o nascimento de um filho que descuram todos os outros aspectos da sua vida. Forma física incluída. Era deste último grupo que eu não queria fazer parte. Não sabia se iria ou não ter tempo para fazer exercício, mas à medida que a gravidez ia avançando eu sabia que, assim que pudesse, ia tentar voltar à forma. Tinha medo de me desleixar, de usar a desculpa “filho” para não tentar dar cabo dos quilos a mais e de várias outras coisas menos simpáticas que a gravidez nos deixa. Já me estava a ver daqui a uns tempos a dizer que estava mais gorda por ter tido um bebé. Há 18 anos.


Quando se gosta de exercício é mais fácil. Quando se faz por obrigação - como é o meu caso - é necessário um esforço extra. Claro que se lhe vai apanhando o gosto, sobretudo se formos vendo resultados, mas nunca é o mesmo prazer. Lembro-me que a última vez que tinha feito alguma coisa foi na Corrida de São Silvestre, em Dezembro do ano passado. Durante a gravidez não fiz nada, não mexi uma palhinha. Primeiro, porque não tinha vontade nenhuma (um disparate, eu sei, pelo menos umas caminhadas fazem sempre bem). Depois, porque para aí aos quatro ou cinco meses a médica avisou-me que tinha o colo do útero curto e não me queria nem muito tempo de pé nem muito tempo a andar. Quanto mais tempo pudesse passar deitadinha, melhor para a criança. Foi música para os meus ouvidos, a desculpa perfeita para não fazer exercício nenhum. Mesmo assim, andei sempre de um lado para o outro até ao fim da gravidez.


Depois de o Mateus nascer tive de esperar dez semanas, por ter feito uma cesariana, mas aí já tinha vontade de voltar a mexer-me. Vontade, vontade não, também não exageremos, mas sentia que estava a precisar. Não estava muito contente com os quilos a mais nem com a lei da gravidade, por isso queria voltar ao ginásio e à corrida. E assim foi. Assim que a médica me deu luz verde, voltei. Sem grandes pressas nem pressões. Estou a retomar as corridas aos poucos, tenho um plano de treinos no ginásio, e lentamente a coisa vai. Como em tudo o resto, também as corridas e as idas ao ginásio são divididas. O homem vai de manhã, eu vou ao fim da tarde. Se um corre em casa, o outro fica com o Mateus. Se um vai correr para a rua, a mesma coisa. E quando queremos ir juntos a corridas, o Mateus fica com os avós/tios um bocadinho (até agora só fomos a uma, este fim-de-semana era suposto termos ido a outra, mas o Mateus estava tão birrento que optei por ficar em casa a dar-lhe mimo). Lá está, tendo apoio é muito mais fácil, sem dúvida, mas acho que também é preciso ter alguma força de vontade para se encaixar o exercício na nossa vida. É muito mais fácil ficar em casa a um domingo  à tarde, enfiada na cama, a comer chocolates e a ver televisão. Era o que me apetecia ter feito ontem, mas obriguei-me e lá fui eu para a beira rio correr 6 quilómetros. Fui contrariada, mas voltei contente por ter cumprido o meu objectivo e por ter superado os planos iniciais de correr 5 quilómetros.

 

Sou totalmente contra a pressão que se impõe às mulheres para que voltem à forma depois de terem sido mães. Acho que cada uma tem o seu timing, cada uma tem os seus objectivos. Eu sempre soube que ia querer recuperar a forma (sobretudo se ganhasse muitos quilos com a gravidez), mas isso sou eu. Percebo perfeitamente que haja quem não esteja para aí virada. Cada mãe sabe de si. Um bebé é muito absorvente, ocupa imenso tempo e atenção, nem sempre é fácil conseguir desligar ou ter vontade para o fazer.  Pessoalmente, acho que é bom para o corpo e para a nossa sanidade mental, estar ali uma hora sem pensar em nada. Volta-se com outro ânimo, com saudades boas, com as energias e a paciência repostas. Só vantagens!


Há muita coisa que se pode fazer depois da gravidez, desde ginástica pós-parto, com exercícios específicos, a corridas, natação e várias outras modalidades. É importante que confiarmem com a vossa médica se já podem voltar ao desporto e quais as actividades mais indicadas. Acho também importante fazer um teste de condição física, porque depois de tantos meses paradas convém saber o que é que o nosso corpo aguenta e em que estado estamos.


Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:47


8 comentários

De Diana Mora Moraes a 23.10.2013 às 12:17

O pior pior é quando se quer tratar só da lei da gravidade (o peso até já foi todo!!) e das cascas de laranja acumuladas... como os efeitos demoram muuuuito mais a aparecer.. lá se vai a pouco (quase nenhuma) força de vontade...

Comentar post






Digam-nos coisas

apipocamaisdois@gmail.com

Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D