Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Mateus come tudo, tudo, tudo (e a mãe lava a loiça)

por A Pipoca Mais Doce, em 25.07.14

Na consulta do primeiro ano o pediatra lançou a bomba sem pré-aviso:

 

"Pronto, a partir de agora o Mateus já pode comer tudo o que os pais comem."

 

Hã? Quê? Como assim?

 

"Sim... tudo o que os pais comem", repetiu o pediatra, como se eu tivesse dificuldades de compreensão.

 

Mas tudo, tudo, perguntei eu?

 

"Tudo o que os pais comem" (o meu pediatra é um bocado lacónico)

 

Mas tipo... sushi? - voltei eu à carga.

 

"Tudo o que os pais comem"

 

Tentei puxar ao sentimento: "mas eu não estou preparada para o ver a comer bifes! Ainda é um bebé, só bebe leite e come sopa passada! Não estou preparada para o ver entrar no mundo dos crescidos!"

 

"Pois... para isso vai ter de ter outro bebé e começar tudo de novo" (pragmático, este meu pediatra)

 

Bolas. Estou em negação. O Mateus está a crescer, a fazer as suas conquistas e o meu ritmo emocional não está a acompanhá-lo com a mesma rapidez. Primeiro era só o biberão, depois vieram as sopas, depois a papa, depois a fruta, depois as bolachas (que, para mim, já foram assim uma grande loucura) e agora isto: comer tudo o que os pais comem. É verdade que ele já abre a boca a tudo o que eu lhe ponha à frente, mas é em modo brincadeira-experimental, não é para fazer disso vida. Mas pronto, parece que as sopas passadas já não são suficientes para toda a energia que gasta, por isso chegaram as refeições de três pratos à nossa vida: sopa, prato principal (ainda não fugimos muito à massinha com frango) e fruta. Muito mais tempo à mesa e mais louça para lavar. Quanto à rotina de lavagem, continua igual. Há uns meses falei-vos aqui do Power & Pure, a nova linha da Finish com oxigénio activo, com uma fórmula mais inovadora com menos corantes e alergénicos. Agora que vim de férias as pastilhas vieram comigo. Continuo a achar importante optar por um processo de lavagem mais natural e com menos químicos. Não sou fundamentalista dos micróbios, não vivo em paranóia com isso, mas se há produtos que já nos facilitam um bocadinho a vida nesse sentido, por que não usá-los? Pela experiência que tenho tido ao longo destes meses, sempre a usar Power & Pure, a loiça fica impecável e a sujidade é toda removida (mesmo a mais teimosa). Misturo a loiça do Mateus com a nossa - coisa que não fazia antes, lavava a do Mateus à parte -e  convivem alegremente. Só vantagens!

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:47


2 comentários

De Ana a 27.07.2014 às 00:39

Não conheço o pediatra do seu filho e já gosto dele! :)
A partir do primeiro ano do meu filho, agora com 4, apliquei essa regra. Acabaram-se as refeições à parte. E quando achava que alguma comida podia não ser muito apropriada, simplesmente trocava de planos para a refeição da família, e não de regra. Olhando para trás, penso que todos ganhámos com esta mudança, porque comecei a ter muito mais cuidado com a alimentação de todos.
Além disso, acho que essa rotina contribui em muito para que os miúdos sejam \"de boa boca\". Mais, começam a perceber que podem até gostar mais de uns pratos que outros, mas comem o que há naquele dia (salvo em caso de doença).
E sushi sim! Vai ficar surpreendida com a facilidade com que ele vai comer com os pauzinhos...
Ha... fica um pequeno conselho: habitue-o a ficar sentado na cadeirinha dele à hora da refeição. Da dele e da sua, caso sejam a horas diferentes. É meio caminho andado para poder desfrutar da companhia dele em ambiente social. E os amigos/família/desconhecidos agradecem! ;)

De Pipita a 07.08.2014 às 23:56

Ana (comentadora), excelentes dicas, vou seguir! Quero muito que o meu filho esteja ambientado a estar à mesa enquanto nós comemos, sem birras e não quero que seja um esquisitinho de primeira, como vejo muitos miúdos à minha volta serem, detesto! Vai ter de comer o que houver! :)

Comentar:

De
(moderado)
Este blog tem comentários moderados.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres
Inserir emoticons
captcha






Digam-nos coisas

apipocamaisdois@gmail.com

Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D