De DeepestSoul a 17.05.2013 às 08:56
Bem, não sei se isso é a melhor noticia do mundo! Eu tinha pavor do parto (tal como já disse em comentários anteriores) e perguntei ao meu médico qual seria a melhor opção para alguém como eu! A resposta obtida foi que "parto natural é parto natural! Não percebo porque hoje em dia as mulheres vivem tão apavoradas com algo que é natural!" E eu perguntei:"então e se a criança não passar?" (tinha muito medo que a criança ficasse entalada dada a largura do canal) Resposta: "isso quem avalia sou eu na altura!" Bem.... foi um parto com fórceps para uma criança de 2,500 kg mas não me arrependo! O processo de cura foi sem duvida nenhuma muito rápido! Agradeço ao meu médico a sua sanidade, calma e acima de tudo... o profissionalismo durante o processo!
Ah... e eu também tive a princesa sentadinha, mas que do nada ... deu a volta para o sitio certinho! ehehehehehehehehehe
Felicidades! :)
De Sílvia a 17.05.2013 às 12:12
Isso a mim que estou grávida não me acalmou, tenho ideia que os fórceps podem ser bastante perigosos, principalmente para o bebé, se mal utilizados, claro.
Entre forceps e cesariana, se me dessem a escolher (que não dão), iria preferir a cesariana, que tem mais riscos para a mãe, mas menos para o bebé (penso eu). Mas ambas as coisas dependerão do profissional que as fizer, e de todos os outros factores envolvidos, claro.
De DeepestSoul a 17.05.2013 às 14:30
Sim, pode ser perigoso e só deve ser usado quando necessário! No meu caso foi necessário e nem sequer me apercebi que o parto foi a fórceps . Só no fim é que me disseram! No caso da minha filha, como era tão pequenina nem sequer ficou deformada. Não se notava nada que o parto tinha sido daquela forma.
A ideia não era assustar ninguém! Foi uma experiência real. Agora que passei pela experiência de um "parto baixo" como lhe chamaram no hospital, quando tiver outro não equaciono sequer a cesariana como 1ª opção ( a não ser que seja mesmo necessário).
Depois de passar pela experiência a ideia de ter a barriga aberta é muito mais assustadora e muito mais arriscada!
Felicidades!
De Anónimo a 17.05.2013 às 23:14
Barriga aberta? é um cortezinho de nada e nada assusrador!
De susana aguiar a 21.05.2013 às 10:21
Cortezinho de nada? Sim, o meu fico aí com uns 8 cm agora, mas quando cortam aquela barriga enorme são aí uns 40/50 com de corte.
Não é brincadeira, não senhora!
De Ana a 17.05.2013 às 23:50
Falso! A cesariana tem riscos para ambas as partes... Tanto para a mãe, como para o bebé. Os RN, nascidos por cesariana tem Indice de Apgar mais baixo que um bebé nascido por parto eutocito.
Ana
De Andreia a 18.05.2013 às 18:05
É verdade Ana!
E foi forceps ou ventosa? Porque pela descrição parece-me que terá sido ventosa...
De Rita a 18.05.2013 às 21:35
É tudo tão relativo! O meu filho nasceu de cesariana com ventosa e apgar todos 10.
De ana a 19.05.2013 às 00:53
Eu ainda não sou mãe, mas sou enfermeira e passei pelo BO! beijinho
De Anónimo a 21.05.2013 às 12:39
O meu também nasceu de cesariana com indice de apgar 10.
E penso que aqui não se trata de uma escolha, se as crianças não dão a volta é feita uma cesariana. Tão simples quanto isso, nem se coloca a questão do parto natural.
Não estou a ver que a Pipoca tenha ''escolhido'' fazer uma cesariana, neste momento tudo indica que sim, mas pode não ser.
De DeepestSoul a 21.05.2013 às 11:16
Bem.... agora já sabem mais do meu parto do que eu propria! AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
Enfim....

De adriana a 21.05.2013 às 10:32
Olá Ana,
Errado! O indice de Apgar não tem nada a ver com o tipo de parto... (MITO DOS GRANDES).
Indice de Apgar : avaliação de 5 sinais objetivos do recém-nascido no primeiro e no quinto minuto após o nascimento, atribuindo-se a cada um dos sinais uma pontuação utilizada para avaliar as condições dos recém-nascidos. Os sinais avaliados são: freqüência cardíaca, respiração, tónus muscular, irritabilidade reflexa e cor da pele.
Por vezes o parto normal/natural pode até provocar mais rapidamente asfixia no bebé (um dos parametros avaliados).
O meu filho nasceu de cesariana e teve indice de Apgar 9/10 (muito bom por sinal). 80% dos bebés têm normalmente indice 8/9
Bebes nascidos de parto natural/normal por vezes têm indices bem mais baixos.
Resumindo Indice de Apgar nada tem a ver com o parto e um indice baixo não indica que o bebé terá qualquer tipo de problema/doença grave.
Cada bebé é um bebé. Uns já nascem bastante exaustos pela batalha no parto.
Por isso estes sinais vitais pertencem a cada um, ser cesariana ou natural/normal é indiferente. Nada de fundamentalismos :)!
De ana a 21.05.2013 às 16:36
Adriana, não vou alimentar este tipo de discussão, porque sei perfeitamente daquilo que estou a falar.
De qualquer modo, penso que há um problema geral nas mulheres, que tiram ilações de coisas que não foram ditas ou escritas.
Ponto nº1- não tenho rigorosamente nada contra quem electivamente decide fazer uma cesariana. Cabe a cada mulher e ao casal, decidirem o que querem fazer com o seu corpo e como desejam o nascimento.
Ponto nº2- Sou totalmente contra com decisões impostas, quando as mães não estão disponíveis ou preparadas para um tipo de parto que não idealizaram (o que não é o caso da pipoca).
Ponto nº3- Como já disse, não sou mãe e todos os medos/pensamentos da pipoca, são um poucos os meus, e apesar de estar na área da saúde e conhecer muito bem, riscos/benefícios de cada tipo de parto, também sinto e penso um pouco como a pipoca. E acredite, que já vi algumas coisas nestes poucos anos...
Ponto nº4- Não sou nada fundamentalista, e não acredito que os fundamentalismos mudem as consciências das pessoas. É como amamentação, que há também uma onda gigante de fundamentalismo e até mesmo de alguma discriminação por quem, não amamenta.
Deste modo, sei perfeitamente o que é um Índice de Apgar e também sei, que cada caso é um caso. Contudo há estudos científicos, e os números provam… mais um vez digo, que não tenho rigorosamente nada contra as cesarianas, apesar de os riscos envolventes.
Ana
De Carol a 05.06.2013 às 22:45
Engraçado!!! Tive o meu filho de cesariana electiva ( porque quis) e o meu filho nasceu com o indice apgar 9/10 no 1 minuto e 10/10 no 5 min.