Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Preservar ou não preservar as células, eis a questão!

por A Pipoca Mais Doce, em 02.06.13

Quando perguntei a uma amiga minha, grávida, se estava a pensar fazer a criopreservação das células estaminais, disse-me que achava que era mais ou menos como estar a atraír uma desgraça. Que era estar a pensar no pior. Por acaso, nunca tinha visto a coisa nessa perspectiva. Prefiro encarar como um seguro de saúde ou um seguro para o carro. Algo que se adquire na esperança de nunca ter de vir a ser utilizado, mas que nos dá o conforto e a tranquilidade de saber que, se for preciso, está lá. Tenho lido algumas coisas sobre o assunto porque, confesso, até à data, não sabia muito. Há quem diga que não serve para nada (só para gastar dinheiro e mexer com a consciência dos pais), há quem diga que ainda há um longo caminho a percorrer no que toca à aplicação das células, há quem diga que os efeitos benéficos existem e estão comprovados... enfim. Como em todos os assuntos sobre os quais ainda não há muita informação, é normal que as opiniões se dividam (e que, muitas vezes, entrem no campo do extremismo). Conheço várias pessoas que fizeram a preservação das células e gostam de saber que tomaram essa opção (que consideraram a melhor para os seus filhos), conheço outras que não, por acharem caro e/ou por não terem bem a certeza da utilidade do processo. Eu estou mais inclinada a fazer do que a não fazer, mas ainda vou ter de me informar bastante mais sobre o assunto. E aí desse lado? Alguém fez? Alguém pensou fazer e desistiu? Alguém que nem sequer tenha considerado essa opção? Digam-me de vossa justiça, não me escondam nada.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:56


174 comentários

De Blue - Girl a 03.06.2013 às 01:00

Eu fiz... também me disseram que era dinheiro deitado ao lixo... mas como a medicina está sempre a evoluir... gosto de pensar que estão lá, mas nunca vão ser precisas...

Tudo de bom para o Mateus*

De Rita a 03.06.2013 às 13:50

Olá,

primeiro que tudo queria desejar muito boa sorte para essa viagem alucinante e maravilhosa que ainda mal começou. Eu fiz preservação de células dos meus dois filhos. Financeiramente foi complicado mas acho que nunca mais conseguiria jantar fora na vida, ou ir ao cinema, a um concerto, a uma viagem e pensar que tinha negado aos meus filhos este "e se...". Espero nunca ter que saber se as células têm ou não aplicação, se a tecnologia foi desenvolvida ou se ficou parada. Espero mesmo nunca ouvir falar em nada. É bom sinal, quer dizer que não foram precisas. Sei que não iria suportar haver um problema e descobrir que se tivesse feito a preservação das células até poderia haver esperança mas sendo assim... temos pena. Esse foi um risco que aqui em casa decidimos não correr. Tudo de bom para vocês!

Comentar post






Digam-nos coisas

apipocamaisdois@gmail.com

Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D