Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Fraldas & banhos

por A Pipoca Mais Doce, em 26.06.13

Na última aula do curso no Espaço Cegonha metemos literalmente a mão na massa. Ou seja, aprendemos coisas tão úteis como dar banho aos putos e trocar-lhes as fraldas. Assim na teoria, e usando bonecos, a coisa parece relativamente fácil. Mudar a fralda acho que não deve ter assim grande ciência, apesar de nunca ter trocado nenhuma na vida. Mas acho que ao fim de dois dias, depois de já termos trocado umas 390, já se deve conseguir fazê-lo de olhos fechados. Pronto, há a parte chata de limpar xixis e cocós vezes sem fim, mas faz parte do contrato (são aquelas letrinhas pequeninas que vêm no fim). De resto, é tentar acertar com o lado certo da fralda, é deixá-la bem ajustada, é deixar o puto limpinho e hidratado, é levar com xixis na cara e, já agora, é tentar não o deixar baldar-se do muda-fraldas. É chato.

 

Já a parte do banho parece-me beeeeeem mais complicada. Na aula, com o boneco, tudo parecia espectacular. Mas começo a imaginar um ser escorregadio de três quilos, a esbracejar e a dar às pernas, e tudo isto me parece muito incompatível com água e uma banheira. Temos de garantir que a água não está a escaldar, que não está gelada, que o miúdo não apanha correntes de ar, que não se afoga (também era chato), que temos tudo à mão (o champô, o gel-de-banho a esponja, o creme, o perfume, a toalha, a fralda, a roupinha, o pente), que fica bem lavado... ufaaaaaaaa! É muita coisa! Muita coisa! Acho que vou passar esta tarefa ao pai, assim como quem não quer a coisa. Eu fico a entreter o puto com palhaçadas, a tirar fotos ou a escolher outfits à altura. Essas coisas assim giras e que não põem ninguém em perigo.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:04


25 comentários

De Isa R. a 26.06.2013 às 10:31

Eu também pensava que a criança me ia escorregar das mãos durante o banho... também me parecia incompatível a junção de água, gel de banho, bebé a esbracejar e só uma mão para o agarrar... mas a verdade é que não escorrega, não cai e não se afoga! Só custou a primeira vez :D

A mudança da fralda é simples, mas não faças como eu: com a mania das limpezas e depois de um cocó muitooooo grande, limpo o rabinho tão bem, mas tão bem que 5 minutos depois estava todo assado... cheiroso, limpinho mas a arder... acho que lhe esfreguei umas cinco toalhitas!

De Juless a 26.06.2013 às 11:16

O nosso bebé faz hoje 21 dias e é uma verdadeira máquina de fazer cocós!
Ele também é muito mamão! Deve ser por isso. Não aguenta mais de 2h - 2h30 sem ligar o alarme com fome e não há nada que o cale a não ser a mama! Para mim é um bocado mais chato mas estes primeiros tempos tem que ser. Depois de um mês vou tentar espaçar os intervalos.
Nem todos são assim, pelo que disse o médico.
Ainda não conseguimos acertar na melhor altura de mudar a fralda, sem que passado 1 minuto esteja tudo como antes (sujo!) e recomeça o procedimento! Em loop...

Em relação ao banho ainda não me aventurei sozinha, tem que ser com a ajuda do marido, um pega nele, outro passa o gel, vamos chegando as coisas necessárias um ao outro...
Para lhe pegar bem e ele nao escorregar temos que apertar no braço, mas tenho medo de lhe partir um braço ou deslocar um ombro!
Mas com o tempo as coisas vão normalizando.

O que vale é que ele gosta do banho, só chorou nas 2 primeiras vezes, agora fica calminho, so chora ali uns segundos entre secar e vestir a roupita.

Boa sorte!

De Andreia a 26.06.2013 às 12:35

Quando eles são recém-nascidos até nem se mexem muito no banho e quando se começam a mexer já tu apanhaste o jeito e já pensas: "Mexe-te à tua vontadinha, mas estás bem preso e daqui não sais!"

Nos primeiros meses usei um termómetro para a água, mas depois parece que se fica com um termómetro interno e arruma-se aquela coisinha.

Se bem que fazer as palhaçadas e tirar fotos parece-me muito mais interessante :)

De Di a 26.06.2013 às 12:40

Tu agarra-te já ao banho! Demoras 2 dias a habituar-te ao peso dele, a como agarrá-lo. Não custa nada. Bem pior é tirá-los do banho e vesti-los. Querem mais e aí sim dás por ti e estás a vestir o braço do babygrow nas pernas. aí é que esperneiam!!! e berram!!! Agarra-te ao banho e deixa o vestir para o pai.

De Claudia Borralho a 26.06.2013 às 13:19

Usa uma espreguiçadeira de banho, as de pano turco são as melhores (em vez das de plastico)
http://totikids.com/sitev2/index.php?route=product/product&path=42_94&product_id=710
http://www.mamasandpapas.com/product-beaba-baby-bath-recliner-pastel-blue/880305300/type-i/
Tenho um como o do segundo link e é optimo, nada de bebés escorregadios e a mãe tem as mãos livres para dar o banho sem se preocupar em deixar o bebé cair :)

De Salomé Nogueira a 26.06.2013 às 15:24

Nota importante colocar sempre a pilinha para baixo antes de fechar a fralda... um pequeno grande pormenor... beijinhos e tudo a correr muito bem...

De Anónimo a 30.06.2013 às 23:46

Isso e pôr uma compressa húmida em cima da pilinha enquanto muda a fralda, para não haver "mangueirada"...

De A. a 26.06.2013 às 15:49

bem, se não há massa, não é literal...

De Liazhita a 26.06.2013 às 16:01

Pipoca querida, aconselho vivamente uma banheira shantala (comprei a minha na farmácia do Jumbo)! Vê os videos no youtube! É delicioso vê-los gostar e usufruirem da banhoca a 100%... Sem uma única birra!!!

De Marisa a 26.06.2013 às 16:01

O que me farto de rir com os teus posts!
Eu nunca usei termometro, fazia a moda antiga (cotovelo para que te quero) acertei sempre! Pelo menos o Andre parecia-me bastante satisfeito com os banhos, custava era na hora de o vestir (como ja disseram). Comecam numa luta, numa azafama, depois e um stress porque os queremos de novo felizes e com a pressa de os vestir, esquecemo-nos sempre de alguma coisa: "ai que nao pus hidratante nas costas!" ou "ai que falta o creme para o rabiosque" lol mas isso vai laaaaaa :D

Em relacao a escorregadelas, nao te preocupes! A cabecinha dele vai ficar bem encaixada e tambem agarras no bracinho com a mao encaixada debaixo da axila, nao vai escorregar assim com tanta facilidade e depois assusta nos primeiros dias (bem sei...) mas depois ganhas jeito e fazes tudo bem! Compreendo o drama, mesmo!

Quando ele se mexer muito ja estas uma profissional e a mostrar quem manda! ;)

Boas ferias Pipoca e aproveita bem as ultimas semanas que vais ter saudades...

P.s: lamento a falta de acentuacao e afins, ja deves saber que sou a infeliz de teclado britanico

De Elsa a 26.06.2013 às 16:12

Normalmente na prática as coisas não são tão dramáticas como a nossa cabeça as imagina. Mesmo o banho. :-)
Na maternidade não o consegui dar porque não me sentia com forças para me manter de pé, quanto mais para agarrar o bebe, por isso foi a enfermeira que deu sozinha. Em casa lá tive de pôr mãos à obra e afinal não foi nada dificil. O bebe mexia pouco nessa fase e controlava-se bem.
Já o marido achava que se o agarrasse assim tão pequenino ainda o magoava e por isso tive a "sorte" de ter um marido que deu o primeiro banho ao filho quando este já tinha completado 16 meses! :-(
Enfim, não se pode ter tudo...
Felicidades!

Comentar post


Pág. 1/3






Digam-nos coisas

apipocamaisdois@gmail.com

Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D