por A Pipoca Mais Doce, em 15.03.13
Texto escrito a 16 de Janeiro
Ao grupo de amigos mais próximo:
Aproveitar o facto de ser passagem de ano para, à meia-noite, sugerir um brinde. "Um brinde aos dois... não, um brinde aos três!!!". Convém ter os ouvidos preparados para o conjunto de gritos e guinchos que se podem seguir. Convém também não esquecer que é provável que já haja pessoas alcoolizadas, o que pode exacerbar as emoções e manifestações de alegria.
A uma amiga que nos enviou uma mensagem a dizer que o José Raposo e a Sara Barradas estão a pensar ter um filho:
Convidá-la para jantar lá em casa e, assim do nada, perguntar "sabes quem é que também vai ter um filho para além do José Raposo e da Sara Barradas? EU!"
Não é uma versão particularmente fofinha nem romântica. E corre-se o risco de, passado não sei quanto tempo, a amiga ainda nos continuar a dizer "eu não acredito que usaste o José Raposo para me anunciares a tua gravidez"
A uma amiga com quem se está a almoçar e nos pergunta "então e vocês, não estão a pensar ter filhos?":
Desvalorizar a questão e responder "sim, se tudo correr bem lá para Agosto já cá está". Em seguida, olhar para a cara de confusão dela e vê-la a fazer contas mentalmente. "Mas... então.. Agosto.. então mas estamos em Janeiro... espera... mas... ESTÁS GRÁVIDA?"
Aos pais:
Aproveitar o dia dos nossos anos para dizer "ah, eu também tenho um presente para vocês. Se tudo correr bem, lá para Agosto vão ser avós!!!!". Tentarmos abstrair-nos do facto que, ao anunciarmos uma gravidez, estamos também a dizer aos nossos pais que temos uma vida sexual. Nada que eles já não soubessem, mas é sempre assim coiso assumir.
Aos sogros e restante família:
Aproveitar o nosso jantar de anos para mostrar os presentes que recebemos e, pelo meio, mostrar também o babygrow minúsculo que o marido nos ofertou. Esperar pelas reacções. Silêncio. Sogra é a primeira a falar e pergunta "ah... é para o Manolo?". Silêncio. Esperar por mais reacções. Finalmente, alguém pergunta : "estás grávida???". Mais silêncio e incredulidade. "A sério? Estás mesmo grávida? A sério? Estás mesmo
grávida?". Confirmar e aguardar pelos festejos.
-------
Adenda ao post:
Como anunciar às restantes amigas:
Organizar um jantar de mulheres no Dia dos Namorados (curiosamente, o dia em que se fez a ecografia dos três meses e em que se confirmou que estava tudo ok) e, entre um risotto e uma pasta, sugerir mais um brinde de Coca-Cola e anunciar a coisa.
Como anunciar a 50 mil pessoas ao mesmo tempo:
Ter um blog há nove anos e espetar lá com a notícia. Depois de, claro, se ter contado primeiro a todos os amigos e familiares que interessam.
Acho que no nosso caso correu tudo bem, mas isto de anunciar uma gravidez pode dar chatices. Conta-se primeiro aos pais ou aos sogros? E que amiga é escolhida para saber em primeiro lugar? E tem de ser pessoalmente ou dá só para enviar uma mensagem? Tanto quanto sei, acho que não há ninguém chateado connosco por só ter sabido depois deste ou daquele, mas isto nunca se sabe. Há muita sensibilidade para gerir, por isso pensem bem no assunto antes de se porem com ideias de anunciar. Nós só contámos a meia dúzia de pessoas antes dos três meses, os restantes esperaram. Preferimos assim. Não por superstição ou coisa do género, mas porque ter de lidar com as expectativas e ansiedades dos outros nem sempre é agradável. Mas há quem conte logo, ainda com poucas semanas de gravidez, e não tenha problema nenhum com isso. Eu acho que ambas as hipóteses são válidas. Achei melhor esperar porque, lá está, se a coisa corresse mal, não queria ter 67 mil pessoas a falarem do assunto. Mas, a verdade, é que as coisas podem correr mal a qualquer altura, e acredito que aí também saiba bem ter algumas palavrinhas de apoio e compreensão. Basicamente, acho que cada um deve fazer o que achar melhor. Mas lá que é difícil aguentar três meses sem abrir a boca, isso é, vos garanto. Como é que, durante três meses, se guarda um segredo que está a dominar completamente a nossa vida? E parece que quanto mais a pessoa quer esconder, mais se fala no assunto. A quantidade de conversas que eu tive sobre gravidez, já sabendo que estava grávida. Não é fácil!
Autoria e outros dados (tags, etc)