Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Tal como já tinha dito, vou aqui publicar algumas dicas ligadas ao sono fornecidas pela Constança, do Espaço Cegonha. Espero que vos sejam úteis!
Recomendações para um sono seguro
O sono dos bebés é algo que preocupa os pais desde o nascimento, em parte porque o sono do bebé estará sempre directamente ligado ao sono que os pais conseguem também realizar e dessa forma descansar. Mas também porque se mistura, num mesmo saco confuso, o medo de estar a criar maus hábitos no bebé Vs. o que muitas vezes o nosso instinto nos diz que é o correcto para acalmar o bebé e conseguir maiores períodos de descanso.
Acima de tudo é preciso entender que há regras base de segurança que devem sempre ser tidas em conta no que toca ao sono do bebé. Partindo desta base, o objectivo é mesmo desfrutar ao máximo o recém-nascido, ajudá-lo para que a sua transição para este mundo extra-uterino seja o mais pacífica possível e, dessa forma, ter um bebé tranquilo, bem regulado e pais mais tranquilos, confiantes e felizes.
Ficam alguns tópicos:
Tendo em conta estas precauções de segurança em relação ao sono do bebé, os pais podem e DEVEM sentir-se livres para desfrutar de toda a liberdade para dar colo, embalar e mimar os seus bebés! É absurdo pensar que o colo que o bebé necessita agora, que acabou de sair da barriga da mãe, vai moldar os seus comportamentos futuros, tornando-o numa criança difícil ou mal educada. As necessidades variam em cada momento da nossa vida e a necessidade de um recém-nascido de ser tocado, embalado e abraçado são tão prementes como a de ser alimentado com leite. Deve aproveitar-se os períodos do dia em que os pais estão relaxados e descansados para estar em contacto próximo, o contacto pele com pele entre a mãe ou o pai e o bebé é das formas mais fáceis e poderosas para acalmar o bebé (e os pais), mantendo-o tranquilo e regulado não só emocionalmente, mas também em termos de temperatura, ritmo cardíaco e respiração.
Muitos bebés só acalmam nesta fase ao serem pegados e embalados e isso não tem absolutamente problema nenhum. Não há benefício absolutamente nenhum em deixar um bebé a chorar. Só vai contribuir para a sua agitação e dificuldade de transição ao mundo extra-uterino e não traz nenhum “ensinamento” para o bebé. Os pais devem seguir os seus instintos e aproveitar, sem medos, este período de grande contacto físico entre si e o bebé. O bebé não tem “manhas” nem “vícios”. Nenhum bebé pede aquilo que não precisa.
Mais tarde, habitualmente, entre as 8-12 semanas o bebé já começa a estar preparado para regular melhor e de forma mais autónoma os seus mecanismos de auto-adormecimento e auto-conforto. Cada bebé terá o seu timing e novamente nada se ganha em deixá-los chorar ou “obrigá-los” a estar no berço à força. De forma simples e natural, se lhe forem dadas as condições, o bebé vai saber adormecer, o período para adormecer começará a ser mais curto e a necessidade de embalo e conforto mais constante das primeiras semanas, começará naturalmente a diminuir. Nessa altura pais e bebé já se conhecerão melhor e, com confiança, saberão encontrar uma rotina “amiga” de todos.
Pais que querem dar colo e mimo, sintam-se livres, portanto! Os delinquentes não aparecem mais tarde porque tiveram excesso de amor, regra geral é mesmo ao contrário!!