Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



AVENTuras da Mamã #7

por A Pipoca Mais Doce, em 05.08.13



A mala para a maternidade 

 

 Quando os livros sobre bebés nos dizem que a mala para a maternidade deve ser preparada com antecedência, a coisa deve ser levada a sério. Em primeiro lugar, porque o crescimento da barriga é proporcionalmente inverso à vontade de fazer coisas, de andar às compras, de perder tempo em arrumações. Em segundo, porque uma pessoa nunca sabe quando é que a criancinha que habita em nós não se lembra de vir ao mundo mais cedo do que o esperado (ponham os olhos em mim). Foi assim que, para aí às 33 semanas, lá ganhei coragem para fazer a mala da maternidade. Digo “ganhar coragem” porque detesto fazer malas, independentemente da ocasião. E, neste caso, não foi diferente. Comecei por fazer a mala do miúdo, porque sempre me pareceu mais divertido, mas desisti na primeira tentativa. É muita responsabilidade. Escolher as primeiras roupas que alguém vai vestir é um peso muito grande na vida de uma pessoa. São as primeiras roupas com que ele vai ser visto, as primeiras roupas com que vai ser fotografado, e eu não queria que um dia o miúdo visse as imagens e me dissesse “mas o que é que te passou pela cabeça para me enfiares neste babygrow, hã????    Estavas bêbada?”. Dramas estilísticos à parte, a escolha da roupa é mesmo complicada. Consultei várias listas, mas todas eram diferentes no que dizia respeito à quantidade e ao tipo de roupa a levar. Fiz a mala naquela semana em que estavam para aí 50 graus em Lisboa e acho que isso influenciou as escolhas. Há quem diga que os bebés têm muito frio, há quem diga que têm muito calor, há quem diga que vestem o mesmo do que nós, há quem diga que precisam sempre de mais uma peça do que nós... enfim, teorias não faltam. No final, acabei por levar seis  conjuntos (dois por dia), compostos por coisas tão diferentes como cueiros, babygrows, fofos ou conjuntos de duas peças. Tinha uma bolsinha de pano toda bonita para a primeira roupa, mas a restante foi enfiada naqueles saquinhos de congelação, um para cada muda de roupa. Nada giros mas muito práticos. Quando a enfermeira na maternidade me pediu a primeira roupa, passei-lhe para a mão um conjuntinho da Natura Pura que o meu homem me tinha oferecido nos anos e que ficou logo decidido que seria a primeira coisa que o Mateus iria usar. Era um babygrow em algodão, de manga comprida e umas calcinhas e eu achei que estava perfeito, até a enfermeira me dizer “ok, isto é o interior, então e o resto?”. O resto??? Como assim, o resto? Achei que aquilo era mais do que suficiente. Felizmente, como mulher prevenida que sou, para além dos seis conjuntos pedidos levei um saquinho extra com mais umas peças, coisas mais quentes que não sabia se teriam utilidade ou não, e foi isso que me safou. Mas, claro, percebi logo que o resto das escolhas que tinha feito eram infelizes (esqueçam lá os fofos e as coisas muito giras mas nada práticas para aqueles primeiros dias), e no dia seguinte tive de pedir ao homem que me trouxesse mais coisas de casa.

 

Para além da roupa, havia todo um conjunto de coisas que enfiei na mala, sobretudo por não saber se estavam ou não incluídas na maternidade. Achei melhor não arriscar e levei tudo:

  • Fraldas para recém-nascido (umas oito por dia) e resguardos (muito úteis)
  • Fraldas de pano
  • Produtos de higiene para o bebé (toalhitas, produtos de banho, creme de corpo, pomada para o rabo, escova, lima de papel para as unhas, soro fisiológico, compressas);
  • Toalha de banho;
  • Mantinha;
  • Chupetas (levei duas ou três, de materiais diferentes. Para quem quer dar de mamar as opiniões sobre o uso de chupetas não é consensual)
  • Biberões (os da Avent, com o sistema anti-cólicas)
  • Gorrinhos (levei três, mas só usou um, logo na primeira noite)
  • Meias

 

Basicamente, acho que foi isto. Já a minha mala, só preparei no dia, quando rebentaram as águas e percebi que tinha de juntar as tralhas rapidamente. Eis a lista do que levei:

 

  • Três camisas de dormir. É coisa que nunca uso, mas aproveitei os saldos para comprar umas engraçadas. Como achava que não ia dar de mamar, não me preocupei com as aberturas e só uma delas é que tinha botões à frente. Para a próxima já sei;
  • Roupão de Verão;
  • Havaianas;
  • Produtos de higiene (alguns hospitais têm, outros não, mas acho sempre mais agradável termos os nossos);
  • Alguma maquilhagem. Não que haja muita paciência para grandes pinturas depois do parto, mas é sempre bom para receber as visitas com outra cara e para nós próprias nos sentirmos menos alforrecas. Levei um anti-olheiras, um pó bronzeador e uma máscara de pestanas, foi mais do que suficiente;
  • Cuecas descartáveis (dão um jeitaço, mas não são muito fáceis de encontrar, esgotam com alguma facilidade);
  • Pensos higiénicos (há uns próprios para o pós-parto, maiores do que os normais);
  • Todos os exames e análises feitos durante a gravidez;
  • Máquina fotográfica devidamente carregada e com o cartão de memória livre (tratem disto com tempo!);
  • Roupa para sair da maternidade (por acaso esqueci-me disto, teve de ser o homem a levar-me depois, até porque a roupa com que entrei estava absolutamente imprópria para consumo. Levem qualquer coisa mais larguita, porque é bastante provável que ainda não se consigam enfiar na roupa de pré-gravidez);
  • Objectos afectivos. No curso de preparação para o parto disseram-nos que  podia ser bom estarmos rodeadas de coisas que nos causassem conforto, por isso levei a minha imagem da Nossa Senhora de Fátima, que anda sempre comigo, e a minha zebra de peluche de estimação;
  • Revistas (uma companhia maravilhosa nas horas mortas)
  • Carregador de telemóvel

 

À excepção da roupa para sair da maternidade, consegui enfiar tudo isto num saco em poucos minutos. Fiquei espantada com a minha própria eficiência estando sob pressão. Mas, de facto, o ideal é preparar as coisas atempadamente, porque podem não conseguir orientar-se com o efeito surpresa!


Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:45


24 comentários

De Isa a 05.08.2013 às 22:04

Eu estou a adorar ler estes textos. A maternidade vista com olhos realista de um comum mortal sem fantasias ou teorias bacocas, só a verdade com uma enorme dose de boa disposição e boa onda. Informação neutra e opiniões livres de tanta coisa, benza deus!! :)

Já eu, confesso, quase aposto que se me rebentassem as águas tinha de fazer o mapa ao marido e pedir que levasse as coisas depois...não me imagino a manter a calma...não sei.

As malas são um assunto já de si cruel! Nestas alturas, com tanto em que pensar e querendo que nunca falhe nadinha...ainda pior!

Tudo de bom, principalmente para a fofura do Mateus :)

De Raquel a 07.08.2013 às 14:27

Tb sou da mesma opinião. Uma pessoa que retrata a maternidade sem papas na língua. E que não pinta de cor-de-rosa, todo o tema de mamã de 1ªviagem, como se vê por aí em muitos blogs. Continuações de muitas felicidades para os três mamã pipoca hehe

De Isa a 08.08.2013 às 20:18

Completamente. Quantas de nós não tiveram dúvidas, opiniões, decisões e reacções semelhantes? Quantas de nós nem tinham bem com quem falar sobre o assunto sem o receio do Elefante que se instala de imediato quando se pensa de forma clara e eficaz, sem receio de perguntar tudo, querer saber tudo e formar opiniões por si mesma, sem fundamentalismos, preconceitos ou ideias pré-definidas como sendo a lei? Eu acho que sou uma sortuda pela equipa médica que tive e pelas pessoas positivas e sensatas com que me cruzei de princípio a fim no caminho da gravidez e agora com o filhote. Mas acho sempre que se fosse mãe depois da Pipoca estes textos também me iam passar muito pela cabeça, nem que fosse para sorrir e pensar "já mais alguém se questionou sobre isto antes, não...não sou assim tão estranha!" :D

PS - o que eu me arrependi de não levar nem um cremezinho de base na mala...até a mim me assustava quando me via ao espelho. Sentia-me excelente e andava toda babada e feliz...mas pálida e desolhada...qual beleza porque foi mãe! Bem me dizia a sogra (um amor...pfff) que a beleza tinha ido toda para a criança :)

De Sofia Sequeira a 05.08.2013 às 22:16

Dou só uns minutos para começar a vir gente parva a opinar sobre o facto de ter levado maquilhagem para a maternidade...

De Someone... a 05.08.2013 às 22:44

Não vejo qual o mal de usar alguma maquilhagem.
Ninguém gosta de ser vista com ar desgrenhado e de coitadinha... Eu também usei o corrector de olheiras, o pó translúcido e o gloss enquanto estive no hospital. E mais: até maquilhada fui para o bloco (foi uma cesariana electiva); vamos que a criatura se assustava com a figura da mãe logo no primeiro contacto... É melhor prevenir...

De P. a 05.08.2013 às 23:00

Foi exactamente o que pensei! lol

De Anónimo a 05.08.2013 às 23:23

Pois... Quando disse pela primeira vez que iria levar alguma maquilhagem para a maternidade fui logo gozada e disseram-me coisas do género: "Mas tu pensas que vais ter tempo para te pintar?!!?".
Obviamente, respondi que não iria maquilhar-me como se fosse para um casamento, mas sim só para não ter cara de cadáver depois de dar à luz (sobretudo porque sei que não vai faltar pessoas a querer tirar fotos).

Mas mesmo assim, continuam a dizer-me coisas do género: "Não vale a pena levares, não vais ter tempo" ou ainda "Há coisas mais importantes nas quais vais ter de te focar" ou então (e esta foi a melhor que me disseram até agora) "Acabaste de ser mãe! Porque precisas de maquilhagem??".

Pois, eu acho que é importante sentir-me bem comigo própria e se para tal preciso de um rímel e de um pó bronzeador, que assim seja!

De Sara Henriques a 06.08.2013 às 14:28

Eh pá, essa do "Acabaste de ser mãe! Porque precisas de maquilhagem??", matou-me!!
As gargalhadas que dei, ahahahah!
Então e antes de ser mãe não era mulher? Era o quê, uma paragem de autocarro?

Lindo!

De Anónimo a 07.08.2013 às 10:13

Parece que, para certas pessoas, ser mãe anula qualquer outra identidade: deixamos de ser mulheres, amigas, profissionais, esposas, namoradas, etc.
Mas tal como me disseram que não iria precisar de maquilhagem a partir do momento em que a minha filha nascesse, também comentaram que não iria precisar de me preocupar com o peso (ou perda de peso pós-parto) - "Porquê? És mãe!".

O que me assusta nisto é saber que, para certas mulheres, ser mãe (ou melhor, ser uma boa mãe) prende-se com o facto de deixarmos de nos preocupar connosco, com a nossa imagem, com o nosso bem-estar. A minha filha ainda não nasceu e já a amo de morte, mas também gosto mesmo muito de mim e tenciono continuar a tratar da minha pessoa, sempre que tenha meios e tempo para isso.

De Raquel a 07.08.2013 às 14:42

Tb concordo ctg. Quantas vezes já ouvi as minhas primas (já mães) com a frase do tipo:"Ser mãe é a prioridade para tudo, esqueces-te de ti, do teu marido, da tua vida. A tua única preocupação passa a ser o teu filho. Ser mãe é isto." Que triste foi ouvir isto da boca de mulheres...Deus me livre, um dia que seja mãe, pensar assim tão "pequeno". Sim terei mais um elemento na minha família, que dependerá de mim, que farei de tudo para estar com ele e dar-lhe o que precisar. Agora ele certamente não será a minha prioridade em tudo, porque tb precisarei de tempo para mim, para o meu marido e para a nossa vida. Isto não anula o facto de ser uma boa mãe. É nisto que acredito. O resto é conversa.

De Ana C. a 05.08.2013 às 23:44

Bem, parece que já estão a dormir! :D

Sim Pipoca, realmente num momento daqueles conseguir lembrar-se disso tudo foi muito bom! Eu também duvido que a minha pessoa conseguisse tal proeza!

Continuação de uma vida cheia de ternura! Desfrute, o tempo passa a voar!

Um beijinho

De Anónimo a 06.08.2013 às 01:01

Eu também acho importante estar bem nessa altura, cabelo arranjado para mim foi suficiente porque não gosto de chegar a minha cara perto da dos meus filhos ( recém nascidos) com maquilhagem. Só por isso.

De Be mama a 05.08.2013 às 22:58

Olá pipoca, tb o meu bebe foi prematuro mas nao necessitou de incubadora , a minha mala era de conteúdo parecida com a sua, as únicas coisas que nao levei foram mesmo os objetos afectivos . Em relação tb levei um pequeno estojo e confesso que durante a estadia todos os fias coloquei, tive o meu folho num hospital privado , então de manha enquanto tomava um duche, o marido tomava conta do bébé e assim eu podia para além da minha higiene , dar um \' ar\' ao rosto. E que bem que eu me sentia, principalmente quando as visitas me diziam\" estas com tão bom aspeto\". Felicidades para o Mateus que do pouco que csg ver , parece super amoroso

De mysupersweettwenty a 06.08.2013 às 00:56

Estou a ver que os "mal-dizentes" andam a ganhar vergonha :)
Acho muito bem toda essa preocupação em relação ao visual, tanto da mãe como do bebé (ninguém esquece a primeira roupa!).
Mil beijinhos para o Mateus :D

De Anónimo a 06.08.2013 às 10:53

Eu não levei nem usei maquiagem durante algum tempo. Mete-me confusão um bebé acabado de nascer (ainda mais prematura, foi o meu caso) estar em contacto com a minha maquiagem... queria pegar nele à vontade e encosta-lo a mim sem problemas!
Fiz um sacrifício enorme (eu adoro maquiagem), mas que me pareceu mais sensato.
Mas é uma opção pessoal, como tantas outras

De Anónimo a 06.08.2013 às 11:33

Estou a adorar ler estes textos despachados e divertidos! Estou grávida pela 1ª vez e agradeço desde já esse pormenor da roupa interior. A coisa já me tinha passado pela cabeça e preparava-me para ouvir o mesmo da enfermeira, era certinho!!!
Obrigada pela partilha de experiências de mãe de 1ª viagem! :)
Espero que continue tudo a correr bem e que continue a partilhar connosco as experiências.

De Mom to Be a 06.08.2013 às 12:12

Faltam algumas coisitas:
- soutien de amamentação (para quem pretende amamentar)
- discos descartáveis e/ou conchas
- pomada de lanolina para os mamilos
- telemóvel + carregador
- chinelos de quarto para quem não quiser andar com as havaianas que podem ser usadas no banho

Eu achei que me iam chamar maluca por levar duas mudas por dia, mas afinal, ainda és mais maluca que eu :)
Em relação às mantas vou levar 2 e 3 toalhas de banho (que depende do hospital) e também vou optar por babygrows... talvez compre um cueiro que adoro ver meninas com isso, mas o mais confortável é mesmo o melhor.
E estou com 29 semanas e nem uma peça de roupa lavada.... Queria deixar tudo pronto até às 32.

Já agora, para que usaste os resguardos?

Beijinhos

De Juless a 06.08.2013 às 12:17

O meu bebé nasceu na Maternidade Bissaya Barreto e eles aconselham a fazer dois sacos, ou um saco pequeno para a sala de partos e uma mala maior para o internamento.
Também aconselham a partir dos 7 meses levar sempre pelo menos o saco pequeno quando formos às consultas, porque podemos já lá ficar!
Foi o meu caso, fui à consulta das 38 semanas e fiquei, tinha o saco pequeno. Se for preciso alguma coisa eles tb têm...
Como eu não tinha o saco do internamento só tinha 1 fralda para o bebé, depois eles arranjaram o que faltava até o pai levar na manhã seguinte.

no saco pequeno devemos colocar:

- para o bebé
conjunto completo: interior, exterior, fralda dscartavel, fralda de pano, mantinha, gorro, meias/botinhas, casaco (algodao ou lã dependendo da estação) e gorro
toalhetes
toalha de banho
eu levei um conjunto para o bebe com gel de banho, hidratante, creme muda da fralda

- para a mãe
2 camisas de dormir (podemos ficar internadas uma noite antes do parto e é para ter ja outra camisa para poder vestir na manha seguinte)
3 cuecas grandes (podem ser cuecas normais, não precisa ser cuecão da avozinha... desde que dê para usar pensos higienicos, não convém ser fio dental, não muito apertadas, pois nas primeiras horas queremos é conforto!!)
soutien de amamentação
produtos de higiene ( neste saco apenas levei escova de dentes, desodorisante, creme de rosto, escova de cabelo, gel de higiene intima antibacteriano (acabei por usar este gel no duche no corpo todo, nos hospitais é importante ter cuidado com as bacterias) secador de cabelo pequeno)
- 2 pares de chinelos ( uns de quarto e outros de borracha para o banho)
Exames da gravidez

Levei toalhas para mim, mas acabei por usar as da maternidade
Não levei pensos higienicos porque eles davam

Depois no saco do internamento
bebe
mais 3 ou 4 conjuntos completos
24 fraldas descartaveis
toalha de banho

para a mae
3 camisas de dormir
6 cuecas
eu levei carregador de tmv
medicamentos que estava a tomar, óculos, um bloco de notas, um livro, mas que nao tive vontade de ler, só queria era descansar e olhar para o bebé.

Levem o que voces quiserem e vos fizer sentir bem..
Também não precisam levar coisas para 15 dias, algo que faça falta o pai e familiares podem sempre levar...
Eu pedi para me levarem água, e Purelan para os mamilos
também me levaram uns pacotinhos de leite de choc e uma fruta que se conserve bem, porque durante a noite tinha sempre muita fome! ( apesar de que havia um carrinho com leite e fruta e pão no corredor para quem quisesse, mas só descobri na ultima noite)

Um conselho muito importante: nestes primeiros dias a nossa higiene intima é fundamental para evitar infeccoes nos pontos! Sempre chuveirinho quando vamos ao WC com água fria ( o + fria que conseguir aguentar, eu metia primeiro nas pernas para me habituar à temperatura e depois é q me lavava na zona dos pontos com cuidado)

De Carina Lopes a 06.08.2013 às 15:02

Obrigada pipoca, foi muito útil...
Estou grávida de 21 semanas =)

De Anna a 06.08.2013 às 16:31

Compreendo completamente a maquilhagem! Depois do parto a pessoa deve se sentir de rastos e acabada, sao 5 minutos que se perdem, e a pessoa sempre sente s melhor, acho q tdos concordam...gostava d saber cm foi q organizaram as visitas nos primeiros dias no hospital/casa*

Comentar post


Pág. 1/2






Digam-nos coisas

apipocamaisdois@gmail.com

Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D