Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



AVENTuras da Mamã #8

por A Pipoca Mais Doce, em 13.08.13



A escolha do pediatra

 

A escolha do pediatra era mais uma daquelas coisas que gostávamos de ter tido tempo de decidir antes de o Mateus vir ao mundo. Queríamos ter pesquisado com alguma calma, marcar a primeira consulta atempadamente, etc e tal. Como não deu para nada disso, quando o miúdo nasceu percebemos que tínhamos de nos virar. E depressinha. Avisaram-nos que a primeira consulta devia ser até aos dez dias de vida, só para checar se estava tudo ok, fazer o planeamento das vacinas, etc e tal. Como estamos em época de férias, não conseguimos marcar com nenhum dos médicos que nos tinham recomendado, por isso arriscámos uma pediatra ao calhas num hospital privado, com a ideia de depois escolhermos o definitivo. Acabámos por simpatizar com a médica que nos calhou em sorte, uma daquelas que explicam tudo pacientemente, que não atendem as pessoas a despachar. A verdade é que, nessa primeira consulta, tinha o miúdo uns 8 ou 9 dias, eu ainda não tinha grandes perguntas. Agora, ao fim de três semanas, já percebi que tenho de apontar num papelinho tudo o que quero perguntar na próxima consulta (dúvidas, dúvidas, dúvidas).

 

Na escolha de um pediatra acho que há alguns factores a ter em conta. A saber:

- A experiência. Eu sei que é um requisito básico, mas pronto. É sempre bom ouvir a opinião de amigos que já sejam pais e que possam indicar alguns nomes de confiança;

  • A localização. Se só tiver consultório a 53 km de casa é capaz de não dar muito jeito;
  • Que trabalhe num hospital (preferencialmente público) para além do seu consultório;
  • Que seja de marcação fácil. Se for um daqueles super requisitados que só têm vaga a cada oito meses é para esquecer;
  • Que não chegue duas horas atrasado em cada consulta;
  • Que atenda o telemóvel e que responda a mails e a mensagens. Dentro, claro, dos limites do normal e sem os habituais abusos por parte dos pacientes. Eu sou o oposto. Odeio estar a chatear pessoas, odeio estar a ligar. Eu sei que os médicos (também) estão lá para isso, mas custa-me mesmo. Ainda não chateei esta pediatra uma única vez, também porque ainda não houve assim nenhuma situação de grande urgência. Tenho exposto as minhas dúvidas a uma amiga pediatra, mas tento mesmo não abusar. Há dias em que me apetece ligar-lhe umas sete vezes, mas sou pessoa que se controla;
  • Que seja afável (não me dou bem com pessoas trombudas e que nunca se riem de uma piada), atento, interessado mas, ao mesmo tempo, descontraído. Para stressadinha das doenças basto eu;
  • Que não desvalorize as nossas dúvidas e não responda sempre “isso é normal”. Gosto de perceber os porquês. Também convém que não seja fundamentalista em relação a nenhum assunto;
  • Já agora, que trabalhe com o nosso seguro de saúde;

 

Basicamente, acho que é isto. Uma amiga sugeriu-me que consultasse o pediatra da filha dela, um daqueles conhecidos e com livros publicados, e apesar de ter a melhor das impressões dele tenho medo que nunca tenha tempo para nada e que se perca no meio de mil afazeres. Acho que vamos marcar uma consulta só para ver que tal. Pode ser que o Mati simpatize com ele. =)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:26


26 comentários

De Claudia a 13.08.2013 às 11:40

Olá!

O primeiro pediatra da minha filha tambem era desses... com livros publicados etc e tal... e tudo correu bem... até ao dia em que ela com 6 meses foi internada... e é ai que se ve.. posso dizer que lhe ligar a dizer que ela estava internada e supresa das surpresas nao se mostrou minimamente disponivel alias ate comentou que nao confiava nas pessoas daquele hospital (privado)...e nunca mais tivemos noticias dele...
O resultado foi mudar para outro pediatra esse sim 1000% disponivel que nos atendem sempre o tlm e ainda nos ligam a saber como eles estão.

Isto só para dizer que o ser famoso nem sempre é sinonimo de qualidade!

Beijos e mt felicidades!
Claudia

De Anónimo a 13.08.2013 às 11:40

Drª Joana Appleton Figueira . Recomendo!!!!

De Maria da luz a 13.08.2013 às 11:47

Se esse pediatra for o Dr. Mário Cordeiro, acho mesmo que é daqueles que tem sempre tempo. A fama não lhe subiu à cabeça :) tenho 3 amigas com ele e é impecável. Eu tenho os livros e ajuda imenso na parte de não se ligar logo aos pediatras com duvidas mais simples.

De Juless a 13.08.2013 às 15:57

Também tenho o livro dele (emprestado) e gosto muito, lê-se muito bem, de vez em quando lá vou eu tirar umas dúvidas.

De Andreia a 13.08.2013 às 11:53

Eu tive a grande sorte de o meu pediatra ainda dar consultas.
Morava na rua do meu pai, conhecem-se desde miúdos.
Quando vi que ainda dava consultas no mesmo sítio, nem hesitei.
Agora já fica longe ir para lá, meia horita de caminho, mas vale a pena.
É um pediatra muito descomplicado e sem mariquices :)

Um beijinho e tudo a correr bem com o Mateus, que estamos ansiosos para começar a ver refegos naqueles braços!

De Marta a 13.08.2013 às 12:00

Concordo com tudo! Há gentinha muito stressada mesmo... Um bom pediatra tb é aquele com quem temos empatia. Não é simpatia mas empatia. Um desses pediatras "escritores" é muito simpático, as minhas crianças gostaram muito dele, as consultas eram espectaculares (apesar de terem sempre 2 horas de atraso) mas, na hora do aperto, falhou. É impossível chegar a todo o lado. E eu sou pessoa que se controla e não sou nada stressada... Enfim. É mesmo uma escolha muito pessoal. Um conselho? A confiança total no pediatra é essencial! Boa sorte :-)

De AA a 13.08.2013 às 13:21

E onde entra aqui o médico de família?

De Anónimo a 14.08.2013 às 15:11

Se o médico de família for tão bom quanto a minha... que disse que a minha filha de 2 meses tinha "sapinhos" na boca, e o que ela afinal tinha eram cólicas... ENFIM sem comentários!!!! Por esta razão (e outras) decidi meter a vida e saúde da minha filha nas mãos de um pediatra, até porque afinal de contas os médicos de família são médicos de clinica geral...

De Anónimo a 13.08.2013 às 14:07

Dra Graça Gonçalves, experiente, muito disponível e muito querida para os miúdos. Ah e adoro uma coisa nela, não enche os miúdos de antibióticos.

De Juless a 13.08.2013 às 14:41

Nós também não tinhamos referencia de nenhum pediatra, acabamos por marcar ao calhar mas não gostei muito porque ele faz muitos comentários do género "vê-se logo que é primeiro filho"..
Sim, pois é. E???? é normal ter duvidas...
Fico podre!

ele até deu o numero de telemovel dele e disse para ligarmos quando precisassemos ou enviar sms que ele respondia. ja precisei e de facto ele respondeu.

Para já fomos lá a 3 consultas, mas se me chatear mudamos.

De Isabel a 13.08.2013 às 16:15

Olá Pipoca,

Eu mudei de pediatra no 1º mês da minha filha mais velha exactamente porque não senti essa empatia de que falas. Pessoas que não sorriem não me conquistam (e, quer dizer, pediatras que não sorriem devem estar na profissão errada!).
O pediatra actual dos meus filhos, apesar de super ocupado, recebe-nos sempre como se fossemos os seus únicos pacientes. E atende os telefonemas que lhe faço (também não abuso...).
Quanto aos "isso é normal" eu nem me importo de ouvir... Se é normal, óptimo! ;o)
Felicidades!

De Ana sANTOS a 13.08.2013 às 16:17

Boa tarde,

Recomendo Drº José Carlos F Guimarães - Pediatria & Director da Pediatria do Hospital São Francisco Xavier

Rua Dom João V 4 ,1º-E
1250-090 Lisboa, Lisboa

Tlf: 213 853 308

bjs

Ana

De Anita Azevedo a 16.08.2013 às 15:19

ADOOORO!!!!!
Pessoa certa na profissão certa. Talento nato para filhos e pais.
Anita Azevedo

Comentar post


Pág. 1/3






Digam-nos coisas

apipocamaisdois@gmail.com

Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D