Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Aaaaai, as noites

por A Pipoca Mais Doce, em 21.08.13

Por cá tivemos direito a duas ou três noites do demónio. O miúdo continua um paz de alma durante o dia, come e dorme, mas à noite transforma-se e baixa nele um qualquer espírito maligno que o faz berrar como se estivesse a ser espancado. Ou melhor, fazia, porque a coisa acalmou entretanto. O problema era o chamado "sindrome da segunda metade da noite". Até ao biberão da meia-noite/uma corria tudo na paz dos anjos. O problema era quando acordava para o biberão das 3/4 da matina. Fazíamos a rotina de sempre: quem estava de turno nessa noite tirava-o do berço, levava-o para o quarto dele, mudava a fralda e dava o biberão. Mas e depois, quem é que o calava? Começava uma ronda de berraria que, nas noites mais dramáticas, durava quatro ou cinco horas. É que nada o sossegava. Swaddling, white noite,  colo, trinta e sete mil posições, massagens, eu sei lá. A única coisinha que o acalmava era a chucha, mas deixava-a cair ao fim de 24 segundos, por isso lá recomeçava o berreiro. Estava a começar a ser rotina só voltar a adormecer lá pelas nove ou dez da manhã. Ou seja, ninguém dormia. Ao terceiro ou quatro dia, recorremos à Constança, do Espaço Cegonha, mulher que domina o sono da criançada, ao melhor estilo encantadora de bebés. E foi tiro e queda. Logo nessa noite pusemos em prática as dicas que no deu e, até ver, tem resultado. Basicamente, quando ele acorda a meio da noite com fome, temos de fazer tudo com a máxima tranquilidade e sossego para não o estimular muito e para o manter semi-adormecido. Já não o levamos para o quarto dele para lhe dar o biberão, damos no nosso quarto, às escuras (só com uma luzinha de presença) e só lhe mudamos a fralda se tiver cocó. Depois de arrotar, damos-lhe 15 minutos de colo (até entrar em sono profundo) e devolvemo-lo à cama dele. Tem resultado. Fica a dormir até ao biberão seguinte, às oito ou nove da manhã. O nosso problema era mesmo estar a agitá-lo  a meio da noite com a mudança de quarto, o acender de luzes, etc e tal. E depois só piorávamos a coisa quando víamos que ele não se calava e começávamos a tentar tudo e mais alguma coisa. Em vez de adormecer, só o estávamos a enervar mais com toda aquela informação. Enfim. Há já várias noites que a paz reina no lar. Agora já só sonho com aquela fase em que ele se vai aguentar seis ou sete horas sem reclamar comida. Aí sim, estaremos perto do paraísol

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:22


22 comentários

De A.B. a 21.08.2013 às 11:01

Acho que foi a primeira e melhor dica que li na Internet quanto aos sonos, isso de não os agitar. Os avós achavam do mais cruel mas nos acordanços nocturnos nós não falávamos com ele, não conversávamos, mexíamos ao mínimo, interacção mínima. Uma vez a sogra esteve cá até mais tarde e começou a conversar durante uma muda de fralda e nós "SHIU!". Odiou-nos... mas não é ela quem não dorme quando o puto está louco. Portanto, durante o dia agitação, movimento, luz. Durante a noite muda o disco. Hoje já não é preciso, dorme as sestas no escuro e distingue a noite do dia. Fico contente que tenhas encontrado uma solução, é meio caminho andado para a sanidade mental! (vais ver que tudo melhora tanto quando começar a comer sopas e a distinguir a hora do leite da hora da sopa, é um momento excelente!)

De ML- As Maesvilhas da Maternidade a 21.08.2013 às 11:21

Elementar, cara Pipoca... :)

E as noites longas a dormir cada dia (ou noite!) estão mais perto, elas hão-de chegar!

De Pipa a 21.08.2013 às 11:42

Nem se me acredito que já sou daquelas mães que manda bitaites! Em boa verdade nem bitaite é.. mas só por dizer que o Lourenço na fase de recém nascido, cólicas e rebeubeu só adormecia e sossegava hipnotizado com o barulho do secador do cabelo!!!

Palavra de honra! Certa vez ele estava numa berraria, o pai tratava da criança, e eu saída do banho secava a juba, quando reparámos que o miúdo se encantou!!!

Ah.. as mães experientes.. essas dos bitaites dziam-me que não o podia habituar a isso.. e que era uma coisa tão violentar e mais e mais.. mas vai-se a ver a mãe sou eu.. e eu é q desesperava com a berrariaaa


www.meuqueridodiario.pt

De Anónimo a 21.08.2013 às 11:45

Se bebêsdormem de dia nao tem sono à noite.

De Juless a 22.08.2013 às 15:02

Isto não é bem assim.
Se os bebés não descansam o suficiente ficam bastante agitados e aborrecidos e com mais dificuldade em adormecer.

De Safira a 21.08.2013 às 11:48

Bom dia pipoca :)
Nao vou ser mãe tão cedo mas divirto me com as suas peripécias e a forma como as conta ;)
Até aprendo algumas coisas ah ah daqui a uns anos já sei uns truques :)
Parabéns pelos 2 blogs :)
Beijinho

De Paula Duarte a 21.08.2013 às 14:53

Olá Pipoca adoro os teus blogs. Já nos conhecemos pessoalmente e realmente vou descobrindo aqui boas coisas. Não sei se é uma pergunta parva mas onde posso comprar produtos da Avent, como por exemplo os saquinhos esterilizadores e ver os intercomunicadores?
Também sou uma mamã de primeira viagem, a minha Flor tem hoje 1 mês =)
Beijinho

De Anónimo a 22.08.2013 às 17:14

na farmácia...

De PLemos a 21.08.2013 às 15:15

Cara Mamã Mais Doce, sou uma seguidora assíduo mas sinceramente não tenho grande paciência para a parte dos comentários.
Contudo, sobre este blogue e sobre os conteúdos que partilha, sinto-me quase obrigada a fazer-lhe um agradecimento público: OBRIGADA!
Obrigada pela forma pragmática, sincera e real como expõe as situações; obrigada pela desmistificação da maternidade mas acima de tudo, obrigada pelas dicas, conselhos e opiniões que aqui coloca de forma gratuita e acessível a todos.
Grande bem-haja para si e uma beijoca repenicada nesse seu Mateus que já é também tão nosso! :)

De babyblogeoutrascoisas a 21.08.2013 às 15:47

Obrigada pela informação. Ando a tentar aprender tudo para daqui a 3 meses estar a altura.
Beijinhos e bons sonhos

De Papoila a 21.08.2013 às 16:09

Por acaso quando li que mudava a fralda e etc. e tal, pensei logo que não havia necessidade...só estavam a acordá-lo mais. Vais ver que vai chegar a uma fase em que deixam mesmo de fazer coco à noite, as cólicas finalmente param e tudo vai melhorar.

De Maria Santos a 21.08.2013 às 17:14

De facto o truque é perturbar o menos possível o ambiente calmo e sereno, nada de luzes fortes. É dar de comer e pronto. Se não há cocó não mexe! Depois só quando se pega no braço e eles o deixam cair como se não tivessem força é que estão a dormir um sono profundo e é seguro pô-los na cama... às vezes demoram a entrar neste sono profundo... e a nossa pressa para voltarmos p caminha também não ajuda :) O meu filho acordou sempre às 4h da manhã até aos 10 meses! Depois deixou-se disso de um momento para o outro. Dou-lhe o leite antes de me deitar e ele agora dorme a noite toda. Eu acho que também depende da fase de crescimento e das necessidades que eles têm... a minha filha dormiu a noite inteira logo a partir dos 2 meses. Cada um é como é...

Comentar post


Pág. 1/2






Digam-nos coisas

apipocamaisdois@gmail.com

Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D