Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



AVENTuras da Mamã #20

por A Pipoca Mais Doce, em 04.11.13

O peso certo

 

A palavra “percentil” é uma das mais utilizadas no dicionário das mães. Fora desse mundo, ninguém percebe nada do assunto, nem ninguém quer saber. É um tema que as mães a-d-o-r-a-m discutir entre elas e, regra geral, quanto maior o número mais felizes elas ficam. Até pode significar que têm lá em casa uma criança perto da obesidade, mas enchem a boca de orgulho para dizer “ai o seu Afonso só está no percentil 25? O meu Bruninho está no 95.” O mundo divide-se entre duas classes: a dos que não são pais e perguntam o peso dos bebés alheios só para fazer conversa e ouvirem os pais a falar sobre isso entusiasticamente durante, mais ou menos, 45 minutos; e a classe das mães, que levam o assunto mesmo a sério. Eu, sendo mãe, enquadro-me na primeira categoria. Não me interessa propriamente entrar em campeonatos para ver se o meu filho está mais crescido ou mais rechonchudo do que o filho da minha vizinha. Basicamente, só quero saber se ele se está a desenvolver bem e de forma saudável. Mas tendo um bebé que nasceu prematuro esta questão ganha toooooda uma outra importância. O Mateu nasceu com pouco mais de dois quilos e ainda não entrava na curva dos percentis. Tivemos de comprar uma balança para controlar o peso dele em casa, porque não podia descer dos dois. De dois em dois dias lá estávamos nós a pô-lo na balança para ver que tal estava a evoluir, e era uma alegria ver que estava sempre mais gordinho. Deixou de ser um bebé mínimo e super magrinho para se transformar num texugo bochechudo. Só na última consulta, a dos três meses, foi possível fazer uma aproximação ao percentil: está algures entre o 25 e o 50. Ou seja, já tem praticamente o peso normal para um bebé com o tempo dele, sem sinais de prematuridade, e engorda a olhos vistos. As minhas costas que o digam, que já se vão ressentindo das sessões diárias de colo àquela bolinha de 6 quilos. Está bem e saudável, é tudo o que interessa. Mas agora estamos naquela fase chata entre tamanhos, pouco amiga no que toca a comprar roupa. A de 0-3 meses já fica no limite, a de 3-6 ainda lhe fica a boiar. Dramas de mãe! A verdade é que olho para as primeiras fotos do Mateus e já sinto tantas, tantas, tantas saudades de ele ser assim mínimo. Claro que agora está melhor (dá vontade de o engolir), mas parece que já foi há tanto tempo que ele era assim super pequenino e levezinho. Foi só há três meses, mas isto está a passar demasiado depressa. É por isso que o encho de beijos todos os dias. Não há-de faltar muito para não querer. E só a ideia já me deixa o coração em fanicos. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:58


19 comentários

De raquel Faria a 04.11.2013 às 09:15

Um tema interessante Pipoca, e grande verdade no geral quanto mais gordos melhores. A verdade é que não conseguimos controlar o peso dos bebés pois ou comem muito bem e engordam a olhos vistos ou não gostam de comida e são magrinhos.
O meu filho de 19 meses nasceu com 3310 e 50 cm , com dois meses pesava 5040kg a partir daí começou a enjoar do leite e engordava umas 300 gr por mês sempre esteve no percentil 25 quer no peso quer no cumprimento. Ainda hoje detesta leite é um castigo... mas em contrapartida adora fruta, legumes, peixe, arroz, sopa, papas, adora chá... mas leite não é muito a onda dele.

E depois o meu filhote adora brincar e jogar à bola, e não engorda muito, mas o importante é que é saudavel independentemente do percentil.

De Juless a 04.11.2013 às 10:21

Eu acho que a propósito desse campeonato as marcas já fazem roupa tamanhos pequenos, isto é para bebes de 3 meses a roupa que serve é dos 6 e as maes ficam todas contentes.
Eu pessoalmente não gosto nada disso, preferia que os tamanhos correspondessem à idade (percentil 50) porque assim eu não consigo comprar roupa para outras estações porque corro o risco de lhe estar a comprar roupa que ele não vai usar. Sei de pessoas que já tem roupa quase até ele ir pra escola pq aproveitaram os saldos xpto!
Já comprei na mesma loja, mesma marca roupa 1-3 meses maior que roupa 3-6...
O meu bebé está grandito, não tou a dizer isto pra ganhar nenhum campeonato, mas desde que o médico diz sempre que ele está enorme, eu acredito que esteja... eu costumo ir a curva de percentil ver quanto é q ele irá estar a medir para o ano, ver a correspondencia no percentil 50 e guiar-me por aí, mas nem sempre corre bem...
Então compro roupa para o aqui e agora e pronto!

De Nanda a 04.11.2013 às 14:28

O problema tb é que os livrinhos ainda não foram atualizados com as novas curvas recomendadas pela OMS. Um bebé alimentado a leite materno tem um desenvolvimento diferente de um bebé alimentado a leite artificial. E as curvas de desenvolvimento que ainda estão nos livrinhos foram feitas a pensar nos bebés alimentados a LA numa altura em que estava fora de moda amamentar. Por isso, muitas vezes, os bebés que mamam estão em percentis muito baixos e as mães acabam por desistir porque pensam que o problema é do leite.

De Anónimo a 05.11.2013 às 10:43

Espero que volte a todas as mães a vontade de amamentar. Para muitas mães custa, dói sangram etc., mas com a ajuda de profissionais do "Ajuda na Amamentação" por exemplo, tudo se resolve.
O grande problema é o egoísmo , cada vez mais, pensamos em nós, em voltarmos depressa a estar em forma, a termos mais tempo para nós e não nos entregamos aos nossos filhos, pelos menos nos primeiros meses como eles merecem. Se já soubesem falar só pediam a nossa maminha. É natural é assim a natureza. Amamentar, de 3 em 3 horas, é muito bonito, mas cansa mais que fazer 3 horas de ginásio seguidas... é uma verdadeira maratona que nos volta a pôr em forma em 3 tempos.
Pensem nisso futuras mamas, estão a dar o melhor de vocês aos vossos filhos.

De Sn a 05.11.2013 às 22:19

Não necessariamente. Os meus dois filhos mamaram em exclusivo até aos 6 meses . O peso à nascença correspondia ao percentis 50, ao fim do primeiro mês estavam no percentil 95. Estavam feios de tão gordos. Mamavam muitas vezes, de dia e de noite.

De familiavieiraribeiro a 04.11.2013 às 14:31

Sinceramente o percentil pouco me importa! Agora na 2.ª filha.. porque no primeiro até análises e trinta e um por linha fizemos ao R. Enfim.. para chegarmos à conclusão que ele é mesmo assim.. um puto giro, com quase 8 anos que que pesa apenas 22 kilos.. Sim..é meia leca mas vende saúde e para mim isso é o que basta!

De andreia gonçalves a 05.11.2013 às 13:51

Tal e qual... Já aqui mencionei uma vez que o meu filho tem percentil 15 de peso e 10 de tamanho portanto também um meia leca... Contudo, não nos podemos esquecer que os famigerados percentis que são por nós (portugueses) utilizados são obsoletos e, pior ainda, tendo por base os mesmos parâmetros utilizados nos EUA (sim, porque os americanos são exemplo de saúde e não são obesos nem nada :0)... Sinceramente já me despreocupei da questão do percentil, é pequenino sim mas tal como referiu vende saúde... Tem 2 anos e é super activo (às vezes até demais)!

De marina a 04.11.2013 às 17:08

Verdade verdadeirinha. O tempo passa mesmo a fugir. Tempus fugit. Felicidades para os pais e para o Mateus. Que continue a crescer bem e saudável. Bj

De A Pipoca Arrumadinha a 04.11.2013 às 17:21

Bem sempre engraçados e interessantes estes textos sim!

De Ana Bandarra a 04.11.2013 às 17:46

O meu bebé nasceu com 2380 g e como a compreendo. A ditadura do percentil começou logo no utero e o parto foi provocado às 37 semanas porque nem percentil tinha. Hoje completa um mês e pesa cerca de 3 kg.

De Carla a 04.11.2013 às 21:53

"está algures entre o 25 e o 50. Ou seja, já tem praticamente o peso normal para um bebé com o tempo dele,"
Compreendo a sua felicidade, pois o seu filho nasceu prematuro e as suas preocupações relativamente ao peso devem ter sido muitas.
Mas estar no percentil 50 não significa normalidade, assim como estar no percentil 25 ou 75, ou qualquer outro percentil significa anormalidade, especialmente em bebés.
Parabéns para o Mateus.

De lovemybabygirl a 04.11.2013 às 22:49

A minha bebecas nasceu com 3340 depois perdeu e foi uma chatice para recuperar (o meu leite não devia ser suficiente) começou com LA como suplemento e duas semanas depois exclusivo e desde ai que é só engordar. Isso dos percentis não ligo, desde o momento que ela esteja bem alimentada (neste momento com 4 meses bebe entre 180 e 210 por norma de 4 em 4 horas e já dorme 8/9 horas por noite)

De Anónimo a 05.11.2013 às 01:32

Não era suposto este blogue ser escrito a dois?

Comentar post


Pág. 1/2






Digam-nos coisas

apipocamaisdois@gmail.com

Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D