Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



AVENTuras da Mamã #22

por A Pipoca Mais Doce, em 18.11.13



Dormir: para cima, para baixo ou de lado?

 

Na história dos bebés o que não faltam são teorias sobre a melhor posição para os pôr a dormir. Ao longo dos anos, a coisa foi mudando. Já foi de barriga para baixo, já foi virados de lado, agora é de barriga para cima. Isto é especialmente complicado de explicar às avós que, ao longo dos tempos, vão assistindo a todas estas mudanças. É por isso que, de quando em vez, se saem com um “ai, isto agora é assim? No meu tempo era assado”. Pois. Mas tudo evolui, há cada vez mais estudos sobre os bebés, e é normal que as opiniões vão mudando, de forma fundamentada, tendo em conta o bem-estar da criançada. Pela parte que me toca, não arrisco. Se dizem que é para o deitar de barriga para cima, é de barriga para cima que ele fica. No curso de preparação para o parto também nos alertaram para o facto de as avós ou outras pessoas mais velhas ainda acharem que se faz de outra maneira, pelo que é necessário actualizá-las e explicar como é que é (mesmo que nos lancem um olhar magoado e respondam “criei três filhos e quatro sobrinhos e nunca aconteceu nada!”). Segundo a Sociedade Portuguesa de Pediatria, dormir de barriga para cima é a posição mais segura para o bebé , e há estudos que indicam que diminui em 70% a probabilidade de morte súbita. Supostamente, quando o bebé dorme de lado ou de barriga para baixo, inspira o mesmo ar que inspira, com menos oxigénio e que pode levar à asfixia do bebé. Há quem contra-argumente com a questão do vómito, mas se o bebé se engasgar vai tossir e manifestar-se, conseguimos ouvir e socorrê-lo. Se morrer por asfixia é uma morte silenciosa. Não vos quero, de todo, assustar com este assunto, mas acho importante falar disto. Imagino que todas as maternidades partilhem da mesma ideia  e  o transmitam às mães, mas nunca é de mais. Apesar de seguir todas as regras de segurança, confesso que é rara a noite em que, num momento ou outro, não vou espreitar o Mateus só para me assegurar de que está tudo bem. Vejo se está quentinho, se está a respirar, às vezes chego ao ponto de o abanar assim muito ao de leve, ou de lhe fazer uma festinha na cara, só para ver se reage. Paranóias de mãe, mas não há nada a fazer. Aflige-me muito a ideia de que lhe possa acontecer alguma coisa estando ele ali ao meu lado e eu sem me dar conta. Tento cumprir todas as regras de segurança (não o tapar acima dos ombros, não ter brinquedos espalhados no berço, não o aquecer demasiado), mas há sempre alguma coisa que nos pode escapar. Mas pronto, dormir é de barriga para cima. Pelo menos, até se lembrarem de uma nova tese sobre o assunto!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:33


21 comentários

De Rita Veludo a 18.11.2013 às 10:14

Quando a pipoquinha pequena se começar a virar, é provável que a sua posição favorita de dormir passe a ser de rabinho virado para a lua! Mas não se assuste, que todos fazem isso!
Beijinhos.

De Anónimo a 18.11.2013 às 10:58

Só uma achega - e com o colchão elevado na cabeceira! Por isso é que não sufocam se vomitarem - além de que o instinto natural é virarem a cabeça para o lado.

De familiavieiraribeiro a 18.11.2013 às 11:22

Tenho 2 filhos e na altura do Rodrigo (7 anos) supostamente o ideal seria dormir de lado. Mas como ele nasceu com displasia na anca e com 15 dias começou a usar um aparelho ortopédico,começou a dormir de barriga para cima. A Joana com 3 anos sempre dormiu de barriga para cima :)

De Simplesmente Ana a 18.11.2013 às 15:57

Atenção à plagiocefalia posicional. A minha, por dormir sempre com a cabeça para o lado preferido, ficou com a cabeça ligeiramente achatada. Tivemos que contrariar a sua preferência.

De Raquel a 18.11.2013 às 20:09

Pois, realmente é tudo muito relativo. Sempre pus o meu filho a dormir de barriga para cima, mas ele agora, com 7 meses, acaba por se virar de barriga para baixo e se o volto a colocar de barriga para cima acorda. Em relação ao poder engolir o vómito, não é verdade que damos sempre conta. O meu primo faleceu com 2 meses asfixiado com o vómito, a dormir de barriga para cima. Ninguém se apercebeu, foi durante a noite. Por isso tenho a opinião que são muitas teorias e estudos, mas há sempre o outro lado.

De ML a 18.11.2013 às 20:40

Por cá também foi sempre de barriga para cima. Até ele escolher a posição. :)

Hoje tem 12 meses é de lado, de frente, para cima, para baixo, de cócoras, ... virado para cima ou para baixo no berço! :)

http://mammyontheblog.blogspot.pt/

De Anónimo a 18.11.2013 às 21:35

Pois para mim, dormir de lado (e fui mãe há apenas um ano). Nas aulas pre-parto explicaram as razões de ser absolutamente de evitar colocar o bebé a dormir de barriga para baixo e indicaram os inconvenientes de dormirem de lado ou de barriga para cima. Por aqui, optou-se por colocar de lado.

De Ana Casqueira a 19.11.2013 às 18:25

Desculpa "discordar" de ti num ponto: "há imensos estudos e as pessoas têm de se actualizar".
Sim é verdade, temos que nos ir actualizando. Mas muitos pais só querem saber daquilo que os médicos dizem e não ligam nada a pessoas que "criaram 3 filhos e 4 sobrinhos"... e essas, por vezes sabem mais do que alguns médicos (principalmente se estes não tiverem filhos. Dou-te um exemplo do meu médico de família, que disse um dia à minha mãe que não está provado cientificamente que a febre que os bebés quando lhes nascem dentes, esteja relacionada com o nascimento dos dentes. No entanto, como pai, ele próprio, médico, disse que sim, a febre está associada ao nascimento dos dentes, porque ele próprio presenciou isso com os dois filhos.
Além disso, o assunto que me levou a escrever foi a história do umbigo. Eu, pessoalmente, não gosto nada de ver pessoas com o umbigo saído. Acho que fica inestético. Antigamente usava colocar-se uma moeda em cima do umbigo e depois uma faixa para a segurar, evitando assim que o umbigo saísse, principalmente quando os bebés choram. A minha mãe assim foi aconselhada (pelo médico) quando o meu irmão mais velho e eu nascemos, assim o fez. Quando o meu irmão mais novo nasceu há 11 anos, isso "já não se usava". Mas ela fê-lo na mesma, e o temos todos uns umbigos lindinhos! ahah
Tenho 5 primos pequenos, com idades compreendidas entre os 4 e o 1 ano. Quando o de quatro começou a ficar com o umbigo saído a minha mãe aconselhou a mãe dele a fazer tal como ela e colocar a moeda, ou pelo menos a faixa, para evitar que o umbigo saísse quando ele chorava (e este foi um bebé particularmente chorão). A mãe dele não quis saber, aconteceu o mesmo com a irmã dele que nasceu há 2 anos, e com os meus outros dois primos de 1,5 e 3 anos. As mães não ligaram nada ao que a minha aconselhou pois os médicos é que sabiam. Agora, os quatro têm umbigos saídos, sujeitos a criar hérnia e correrem o risco de serem operados. A minha prima mais nova, e que é também minha afilhada, é filha de uma tia minha com quem a minha mãe se dá extremamente bem (apesar de serem apenas cunhadas), e depois de ver o que aconteceu com os meus primos, a minha tia perguntou à minha mãe se devia colocar a moeda e a faixa. A minha mãe disse que acreditava que apenas a faixa bastaria, e a minha afilhada agora com 13 meses e meio tem um umbigo "normal", lindo e sem estar saído.

Hoje em dia os médicos dizem que não é preciso faixa nenhuma, a "mola" que colocam no cordão umbilical é suficiente, mas a realidade é que principalmente se o bebé chorar muito, correm o risco de ficar com o umbigo saído (e tal como disse, mais do que a parte estética, correm o risco de formar hérnia e terem de ser operados).

De Juanna a 20.11.2013 às 09:27

Tive a tristeza de conhecer um bebé que morreu de morte súbita. Não há nada que se possa fazer, estava de barriga para cima com uma educadora a meio metro dela e foi-se. É tão triste e causa tanta impotência que tudo o que pensamos poder fazer para o evitar, é de fazer. Quando eu nasci só se dormia de barriga para baixo. Quando nasceu a minha filha mais velha, era de lado. Quando nasceu a mais nova, era barriga para cima. E eu obedecia ao médico, mesmo que não sirva para nada é bom seguir directrizes, descansa-nos um pouco.

De Anónimo a 21.11.2013 às 06:46

Enganas-te quando dizes que em todas as maternidades é assim! Quando a minha bebé nasceu, uma enfermeira, novinha, Deitou-a no berço de lado. Tive se ser eu a pedir para a por de barriga para cima, ao que ela respondeu: barriga para cima?! Se a mãe insiste... Portanto... Nem toda a gente se actualiza como deveria!!

Comentar post


Pág. 1/3






Digam-nos coisas

apipocamaisdois@gmail.com

Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D