Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Sobre o nome da criança

por A Pipoca Mais Doce, em 20.03.13

Dois posts que merecem ser lidos.

 

Visão feminina:

https://www.google.pt/search?q=oblogdodesassossego&aq=0&oq=oblog&aqs=chrome.1.57j0l3.2696&sourceid=chrome&ie=UTF-8

 

 

Visão masculina:

http://www.apaisana.com/2013/03/20/a-escolha-do-nome/

 

No nosso caso, quando anunciamos o nome que está pensado, ou se ouve um "aaaah, adoro", ou então um silêncio que, no fundo, quer apenas dizer "tens mesmo a certeza disso???".

 

E já que se fala de nomes, fiquem com a lista de nomes mais registados em Portugal em 2012. Inspirem-se! Ou não.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:48


33 comentários

De ... a 20.03.2013 às 14:10

Ja fui dar uma olhada (não li tudo, mas fiz aquela leitura torta). Eu acho mesmo que os nomes são uma questão de hábito..há nomes que "todos gostam" por serem muito conhecidos, mas se o não fossem, e alguém os sugerisse de repente, todos achariam horrivel, quer pela sonoridade, pela repetiçao de consoante em apenas duas silabas (como Jorge...aposto que se fosse um nome pouco comum, à primeira vez que o ouvissemos soaria tão mal...). Eu assumidamente não escolheria nomes comuns. Jamais..tenho dois filhos e não escolhi (embora me cheire que acabarão em moda, nao sei porquê, eu sou uma visionária ahahah..mas um deles, já o tinha escolhido há tantos anos, que não achei por bem mudá-lo por achar que iria ser moda em breve, e o outro, nao chegámos lá em casa a mais nenhum acordo). Não vou dizer que "odeio" nomes populares e comuns..eu não os odeio, alguns acho bonitos, outros não tanto, simplesmente jamais os escolheria. Associo-os a quem conheço, estão como que pré-ocupados como se se tratasse de uma questão de taxonomia lineeana. Além disso sempre odiei o facto de o meu nome não servir como nome próprio..servia como uma introdução ao apelido ou a alguma característica que efetivamente me identificasse, porque pelo nome poderia ser eu, ou a outra, ou a outra, ou ainda a outra.

Claro que de ambos ouvi coisas do piorio, mas os filhos são meus e continuo na minha que é uma questão de hábito (no meu tempo Martim era nome de cão ou gato, de repente em pouco mais de 3 anos saiu do fundo da lista do IRN para o topo).

Portanto, vá..partilha. Espero que não coincida com o que escolhi. Pelo "tens mesmo a certeza disso?" suponho que não seja usual. Ou então que o seja demasiado ahahaha

De Anónimo a 20.03.2013 às 14:24

E qual é o nome? Diga lá Ana, está-me a deixar tãooo curiosa :')´
Muitas felicidades para si e para o rebento

De vidasdanossavida a 20.03.2013 às 14:29

E os ciúmes que um nome pode originar??? Se dás um nome de um avô é porque essa avô é mais importante que o outro avô. E se dás o nome de um tio é porque gostas mais desse irmão que dos outros? E por aí adiante... E quando estás à espera do segundo filho todos aguardam pelo nome... Com esperança que quem se sentiu de fora seja agora tido em conta... Mas trocamos as voltas à malta e escolhemos um nome sem tradições familiares... E toda a gente acha estranhíssimo!! Bjs e tudo a correr bem

De Filipa | Nomes e mais Nomes a 20.03.2013 às 14:48

Ana, como apaixonada pela temática dos nomes, estou muito curiosa sobre a vossa escolha mas creio que, seja esta qual for, vai sempre ser um alvo fácil de crítica, tal como acontece com todos os pais. Se é popular é porque é popular, se é invulgar, é porque é invulgar... Acima de tudo, acho que os pais não se devem precipitar: existem tantos nomes bonitos, só é preciso mesmo explorar!

De Supimpona a 20.03.2013 às 14:56

Há sempre alguém que não gosta, por isso o melhor mesmo é os pais gostarem e ponto final. Nós tivemos 3 nomes até 1 semana antes do grande dia. Achamos que tínhamos que decidir antes de ir para o hospital, não fosse eu ficar zázá após parto e tinha que ser o pai a escolher sozinho.
Quando eu digo que o meu filho se chama Vicente, ouço um "Que nome tão giro!" ou, quando não gostam muito "Ahhhh....Olá Vicente!". Caguei e andei! É o meu filho lindo, o meu Vicente simpático e isso é que importa!
E já agora, qual é o nome pensado?! Fiquei curiosa!!!!!!

De Raquel Vale a 20.03.2013 às 15:01

Aquilo que é um nome popular hoje daqui a uns anos pode estar no esquecimento, assim como há uns anos atrás ninguém diria que a moda seria Martim, Afonso, Dinis, Tomás e agora é vê-los por todo o lado.
Por isso, e como até ver nenhum de vocês é adivinho (se fosse, calculo que por esta altura já tivessem ganho o Euromilhões e blogavam a partir de uma espreguiçadeira nas Seychelles) acho que o critério é mesmo ser um nome que ambos gostem.
Nós escolhemos Maria e Tiago, são nomes simples, acho que daqui a uns anos nenhum destes nomes os vão deixar ficar mal. E optámos por não colocar segundo nome, é só primeiro nome, apelido da mãe e do pai e toca a andar, não gostamos de nomes muito compridos.
Estão a pensar divulgar o nome da criança?

De Maria a 20.03.2013 às 15:02

Eu faço parte do \"ahhh adoro\". Só não posso é comprar coisas com o nome da criança aqui. Vou-me entreter com roupa e sapatos então!

De juless a 20.03.2013 às 15:04

A escolha dos nomes é sempre complicado, porque estamos a escolher um nome para um ser ainda desconhecido. Não podemos dizer "Tem cara de....". Mas a escolha pode estar relacionada com ogostos, história familiar, etc... Já ouvi de todo o tipo de comentários: "É um nome simples" sendo que na verdade estão a pensar "Que nome sem piadinha nenhuma" Ou então "é um nome antigo" aka "Completamente fora de moda" e ainda "é um nome forte" deve querer dizer "Vão gozar com ele na escola!" É uma questão de hábito e desde que tive que escolher o nome do nosso pimpolho passei a entender e respeitar melhor escolhas de outros papás, ainda que por vezes não goste muito.

De Ana a 20.03.2013 às 15:14

Vá...contem lá!!!! Se querem ver o n.º de posts parvos a aumentar é favor publicarem o nome escolhido!!!! :-)

De Ana a 20.03.2013 às 15:31

Como é para um menino gosto de: Diogo, Pedro, João, Leonardo e Nuno.
Quando souberem um nome avisem aqui a malta.

Comentar post


Pág. 1/4






Digam-nos coisas

apipocamaisdois@gmail.com

Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D