Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O baptismo

por A Pipoca Mais Doce, em 27.03.13

Sempre que eu digo que o meu filho vai ser baptizado, não falta alguém a perguntar "mas para quê???" ou a reclamar que isso é "limitar-lhe a liberdade religiosa" e que "a escolha devia ser dele". Ora bem, quanto à pergunta "mas para quê?", a resposta é simples. Basicamente, podia ser só um "porque eu é que mando", mas como não quero que as pessoas fiquem na ignorância ou a achar-me uma pequena ditadora, eu explico melhor. Sou crente, sou católica, sou praticante (não tanto como gostaria, mas sou) e baptizar um filho é algo que me faz sentido (do mesmo modo que só concebia casar pela Igreja). Quero que ele tenha essa "benção", essa "protecção divina", esse "alguém" a olhar por ele, aquilo que lhe quiserem chamar. E quero que ele tenha os valores básicos professados pelo catolicismo. Que seja honesto, íntegro, bondoso, justo, correcto, amigo do seu amigo, caridoso, entre várias outras coisas. No fundo, quero que seja uma boa pessoa. Se acho que o baptismo lhe vai limitar, de alguma forma, as escolhas futuras? Não, não acho. Ser baptizado não será um impedimento para seguir a religião que quiser, se é que vai querer seguir alguma. E não serei eu a dizer-lhe que não pode ser judeu, budista, hindu ou islamita (eu própria tenho alguma curiosidade sobre as mais variadas religiões). O meu homem é completamente ateu e não se opõe a que a criança seja baptizada. Precisamente porque sabe que nada de mal poderá advir daí. Acho que hoje em dia está um bocadinho na moda ser anti-religião. Muitas vezes nem sequer se tenta perceber (ou, pelo menos, respeitar), fala-se mal só porque sim (diz que é cool). Pois é. Mas o puto será baptizado. E não é "pela festa", como também gostam de atirar. Não haverá festa, porque não acho que seja para isso. É uma cerimónia religiosa, íntima, para família e pouco mais. E se algum dia a criança quiser reclamar por ser baptizada... bem, cá estaremos para as devidas explicações.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:57


104 comentários

De Anónimo a 28.03.2013 às 00:34

Eu só me pergunto se as crianças que não são batizadas algum dia se vão batizar, claro que não!! Batizar para mim é fazer o compromisso de que se vai educar a criança sobre os princípios de Deus (deste Deus que as pessoas insistem em confundir com a igreja) e de mostrar que existe uma entidade superior que olha por nós.

De Margarida a 28.03.2013 às 02:26

Caro Anónimo,

tenho a dizer lhe que está tremendamente enganado. tenho 26 e mais dois irmãos com mais 10 anos que eu. nenhum de nós foi baptizado há nascença e hoje somos todos baptizados por vontade própria baptiza mo nos todos em adultos. e ninguém nos obrigou! No caso dos meus irmãos Batizaram-se pq conheceram as respectivas mulheres que são as duas católicas praticantes. ganharam gosto pela igreja e decidiram se baptizar, fazer a primeira comunhão e crismar. e eu fiz o curso completo e num ano baptizei-me, fiz a primeira comunhão , crismei me e casei. por isso lá porque não fomos baptizados à nascença por vontade dos nossos pais. nada nos impede de o fazermos em adultos!!

quanto a decisão da Ana de baptizar o filho acho que faz muito bem. qualquer católico sabe que o baptismo é para a vida mm que mais tarde o seu filho venha a pedir a anulação do mesmo. ele será sempre livre de mais tarde adoptar outra religião ou de confirmar pelo crisma aquela que os pais escolheram por ele.

boa sorte com o bebe
felicidades

Margarida

De Sílvia a 28.03.2013 às 11:54

Pois, também tenho a dizer que está engando! Tenho dois amigos baptizados depois de adultos, por decisão deles. E como sou católica praticante, sei que na minha paróquia, volta e meia há baptizados de jovens adultos que decidiram por si fazê-lo.

De Cynthia a 28.03.2013 às 11:54

A sério? Claro que não? Tanta convicção. Eu tenho uma tia que se baptizou já em adulta e dois primos que não foram baptizados à nascença e optaram agora por fazê-lo. Sendo assim, parece que sempre há pessoas que, não sendo logo baptizadas, o escolhem mais tarde.

E quanto a confundir Deus com a Igreja... bom, eu não acredito em Deus, mas também não ponho tudo no mesmo saco. No entanto... não é a Igreja que baptiza as crianças? ;)

De Maria a 05.04.2013 às 22:49

NA igreja q se baptiza e não A igreja!!!! Há uma diferença grande nisso, e se quiser saber qual leia na Bíblia , no Segundo Testamento, pra saber o porquê do ser baptizado...

Comentar post






Digam-nos coisas

apipocamaisdois@gmail.com

Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D