Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Dia Mundial do Sono

por A Pipoca Mais Doce, em 14.03.14

 

Hoje é um dia de extrema importância para todos os que têm bebés. Porquê? Porque é o Dia Mundial do Sono. Ah, o sono, essa famigerada questão que paira sobre todos os lares onde há crianças que não acham muita graça à hora de dormir. Por aqui não me posso queixar muito. Já houve fases melhores, é verdade, mas também já houve fases bem piores. Pensamento positivo e relativizar, é só nisto que prefiro concentrar-me. Tal como já tinha dito aqui, o Mateus dorme bem a primeira metade da noite, ali entre as nove e tal e as três e picos. Às três e meia é como se tivesse um despertador, nem preciso de olhar para o relógio. É a hora da queda da chucha. Nas noites boas só a perde uma ou duas vezes, nas noites más são umas 14. Mas têm sido muito mais as noites boas do que as noites más, sem dúvida. Como as coisas mudam. Eu, pessoa que sempre adorou dormir (mas dormir assim mesmo muito), de repente já acho espectacular quando “só” tenho de me levantar duas ou três vezes por noite ou quando ele dorme directo até às seis da manhã. Quem diria? 

 

Mas bom, voltemos ao Dia Mundial do Sono. No início do mês, a convite da Dodot, e a propósito de um mega lançamento do qual vos falarei um pouco mais à frente, fomos passar o fim-de-semana à Disney, em Paris. Eu, o senhor meu esposo, o Mateus e o Henrique (o meu enteado). Foi a nossa primeira viagem a quatro para o estrangeiro, só possível porque o Mateus já está numa fase mais simpática, sobretudo no que toca às noites. Sabíamos que não ia passar o tempo a berrar e a acordar o mais velho (que já dorme como uma pedra, mas nunca fiando). Acho que o importante é tentar manter as rotinas do bebé, mesmo (ou sobretudo) estando num ambiente diferente: a hora de jantar, o banho, uma musiquinha para adormecer, a chucha sempre à mão, a fralda, um brinquedo. Enfim, pequenos truques que, repetidos e repetidos, acabam por ajudar. 

 

A propósito do Dia Mundial do Sono a Dodot efectuou um estudo sobre o sono infantil.  É sabido que o sono é uma das maiores fontes de preocupações para os pais, e com razão, já que influencia o desenvolvimento da criança assim como seu temperamento. E todos nós queremos rebentos dóceis, equilibrados e fofinhos, não é verdade? Para além disso, se o bebé dorme bem, toooda a família anda feliz. Se o bebé dorme mal... bem, vocês sabem!

 

Neste estudo foram inquiridas 500 famílias espanholas, com crianças entre os 0 e os 36 meses, e os resultados (supervisionados e revistos pela Drª Milagros Merino Andreu, membro da Unidade Pediátrica de Transtorno do Sono do Hospital Universitário La Paz de Madrid e membro da Direcção da Sociedade Espanhola do Sono) são muito interessantes (e acho que muita gente se irá rever). Partilho convosco aqueles que me parecem mais significativos:

 

  • Um em cada quatro bebés não consegue dormir a noite toda, sem interrupções (e 18% acordam entre duas a quatro vezes). Pronto, apesar de o Mateus ser um destes bebés que gosta de dar um ar da sua graça às tantas da noite, tenho de estar feliz, porque há três outros bebés que dormem a noite toda e fazem os seus pais ainda mais felizes. Haja alguém!
  • Mais de 60% dos bebés entre os 0 e os 36 meses têm problemas em adormecer (a incidência é ainda maior entre recém-nascidos, com 80% a ter dificuldade em adormecer). Neste ponto até não me posso queixar muito, o Mateus resiste ali dois ou três minutos quando o ponho na cama, mas acaba por adormecer sozinho. Ponho música a tocar, uma luz de presença, e ele deixa-se levar. Já é raríssimo ter de o adormecer ao colo (o que é uma pena, porque eu adorava, ele é que já não gosta assim tanto);
  • Quais são os truques mais utilizados pelos pais para adormecerem os bebés? Cá vai: 60% recorrem à milagrosa chupeta e 29% pede ajuda a um brinquedo. Como é óbvio, é impossível afirmar com exactidão que estes pequenos truques fazem com que o bebé adormeça melhor e mais depressa, mas uma pessoa tenta tudo, cada pai terá o seu truque. Se ajudar... óptimo!
  • 76% dos pais considera que os problemas do sono afectam o descanso e a tranquilidade do bebé e é esta preocupação que os leva a consultar familiares e amigos para obter conselhos e partilhar angústias (em 37% dos casos), ou a recorrer à ajuda de profissionais (em 45% dos casos). Pela parte que me toca, revejo-me perfeitamente. Fartei-me de ler sobre o assunto, chateei (e chateio) imenso as minhas amigas que já eram mães e tive a ajuda da minha querida Constança Ferreira (que estava no Espaço Cegonha e que abriu agora o seu Centro do Bebé: https://www.facebook.com/centrodobebe)
  • Entre os factores que fazem com que o bebé acorde ou não a meio da noite, os cinco que têm mais relevo são a roupa de cama, a temperatura do quarto, o ruído, a posição do bebé e a capacidade de absorção da fralda;
  • 92% dos pais inquiridos consideram importante o uso de uma boa fralda para conseguir que o bebé durma tranquilamente. 69% considera a fralda um factor importante na comodidade do bebé e 68% diz ser necessária uma boa fralda para que a pele do rabiosque não fique irritada.

 

Apesar de todos nós, pais, nos esforçarmos ao máximo para proporcionar o melhor sono aos nossos bebés, infelizmente, e com grande pena, isso não depende só de nós. Assim sendo, a Dodot (em conjunto médicos especializados na área do sono) desenvolveu alguns conselhos úteis, sobre os quais vos falarei dentro de alguns dias, assim como sobre a grande novidade da Dodot! Fiquem atentos!

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:51


6 comentários

De Pronta e Vestida a 14.03.2014 às 18:09

Muito interessante, também para futuros papás.

www.prontaevestida.com

De VS a 14.03.2014 às 22:43

Ola! Dados interessantes!

Experiência pessoal: O meu babie tem quase 3 meses e, se recém nascido acordava religiosamente e duas em duas horas para comer, passou gradualmente a adormecer entre as 21h30 e as 22h00 muito facilmente, acordando pelas 3h e novamente pelas 6h e despertando pelas 8h00, e aqui já me sentia uma sortuda! ... mas desde a ultima semana, talvez pelo nascer do sol se mais cedo, acorda entre as 6h00 e as 7h00 e já não deixa ninguém dormir...

Estou solidaria, também tenho sono!!!!

:)

De A Mocha a 15.03.2014 às 22:35

O tema do sono é e será sempre importante! Não me canso de ler artigos sobre o sono. Foi algo que marcou muito os primeiros 2 anos de vida do meu filho e a nossa dado que não se dormia lá em casa à conta da chucha (acordava porque a deixava cair umas 10 x por noite). Mas aprendi que mesmo que a coisa melhore e os filhos crescam, acabas sempre por ter noites menos descansadas por tudo e por nada: pq está doente e tosse, porque tem de tomar medicamentos durante a noite, porque acorda com pesadelos, porque quer fazer xixi, and so on :) Tem é de se inventar um guia de sono para os pais lol é que depois de tanto tempo assim, quando volta e meia temos noites sem interrupções o nosso sistema já acorda a meio da noite só porque sim, porque já estamos "habituados" a fazê-lo. Ó sorte malvada :)

De Pipita a 16.03.2014 às 00:03

Eu tenho tudo bastante sorte com o bebé que me saiu! Ele próprio criou uma rotina, dorme das 21h as 24h, acorda para mamar e dai só volta a acordar às 6h da manhã! A essa hora mama mais uma vez e depois é até às 9! Só tem 3 meses, muito ainda pode mudar!
Gostou de chucha no primeiro mês e meio. Agora não gosta nada! A mim não me chateia minimamente, quando mudar de quarto não tenho esse drama de acordar só para a por e não tenho de me preocupar em tirá-la quando for maior (um grande drama para as minhas amigas!) . Mas lá está de hoje para amanhã pode gostar novamente!

De twin_mummy a 16.03.2014 às 15:44

Ansiosamente à espera. Seria bom encontrar uma fralda que aguentasse toda a noite...

De Ana a 19.03.2014 às 15:04

O Mateus não bebe leite depois das 21h, dorme logo? O pediatra disse-me para dar leite por volta da meia noite mas acordar a criança de propósito não me parece nada bem...já basta quando ele acorda 500 mil vezes por iniciativa própria...

Comentar post






Digam-nos coisas

apipocamaisdois@gmail.com

Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D