Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



"Isso é porque não tens filhos"

por A Pipoca Mais Doce, em 15.07.14

E pronto. Sem dar por ela, assim de mansinho, vi sair da minha boca a frase que mais abominava quando ainda não tinha filhos. Falava-se sobre o triste caso da Judite Sousa, alguém soltou um comentário mais insensível e eu respondi "só dizes isso porque não tens filhos". Ahhhhhhhhhhhhhhh! Sucumbi. Sou, oficialmente, uma "dessas" mães que andam sempre de dedinho no ar, que acham que sabem tudo da vida e que despacham os assuntos com um "quando fores mãe logo vês". Como é que isto aconteceu? Em minha defesa (se é que tenho alguma), devo sublinhar que só usei este argumento numa discussão séria como esta. De facto, só quem tem filhos pode perceber a dor que dá só de pensar em perder um. Quem não tem pode calcular, mas não é a mesma coisa, e só assim se percebe que se aventure a fazer piadas ou comentários mais agrestes. A coisa piorará certamente quando eu usar o argumento "isso é porque não tens filhos" noutras situações. Por exemplo, alguém dizer-me "é normal o Mateus estar a partir todos os pratos do restaurante?" e eu responder, com quatro pedras na mão, "só dizes isso porque não tens filhos". Ou "o Mateus está ali a arrancar o olho a um menino, é suposto?". "Claro que sim, só dizes isso porque não tens filhos". Percebem o que quero dizer, certo? Quando se usa este argumento é porque não temos outro melhor para justificar que os nossos miúdos sejam uns pequenos selvagens. É mais fácil dizer que são os outros que não percebem nada do assunto do que sermos nós a reconhecer que está ali alguma coisa a falhar. Sempre achei que não era preciso ter filhos para se poder dar palpites sobre crianças e sobre a sua educação (ou falta dela). Continuo a achar, mas acho também que há algumas coisas que só os pais percebem. Acho que a maternidade nos torna mais tolerantes. Pessoalmente, já não tenho vontade de esganar toda e qualquer criança que ouse berrar num raio de cinco metros. Na verdade, acho que até dou por mim a olhar para os pais com um sorriso complacente de "aaaaah, eu sei bem o que isso é, não se preocupem". Calma, há casos e casos. Continuo a ter ZERO paciência para birras do tamanho do Evereste, para faltas de educação e para pais xonés e super passivos. Os tais que passam a vida a dizer "quando tiveres filhos logo vês". Mas, sem margem para dúvidas, ficamos mais compreensivos.

 

Vou estar atenta para ver se deixo escapar mais alguma frase do género. Em caso afirmativo, é porque me passei definitivamente para o outro lado. Misericórdia.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:31


2 comentários

De Alda Lopes Moreira a 16.07.2014 às 13:01

Passo o tempo a ouvir esse argumento de não ter filhos (ou um pior, o do "quando tiveres filhos..." como se fosse obrigada a ter e irremediavelmente viesse a ter...).E normalmente esse argumento é-me apresentado em situações parvas do genero que mesmo não tendo filhos tenho cerebro para perceber que uma criança fazer uma birra de se deitar no chão por o pai não a deixar ir para o volante (fingir que conduz, ela tem só 3 aninhos)quando a mãe acha isso muito giro...hummm...não é normal. Há situações que são obvias seja para mães seja para não mães.
:)

De Anónimo a 20.07.2014 às 14:25

Concordo plenamente consigo! O que mais me irrita na frase "Quando tiveres filhos vês" é que quem diz isto parte do princípio de que toda a gente quer ter filhos..

Comentar:

De
(moderado)
Este blog tem comentários moderados.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres
Inserir emoticons
captcha






Digam-nos coisas

apipocamaisdois@gmail.com

Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D