Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Tenho uma amiga que vive completamente embrenhada no mundo da alimentação biológica e que, como é óbvio, passa a vida a passar a palavra e a tentar evangelizar todos à sua volta. Eu, confesso, nunca liguei muito ao tema. Pelo menos, nunca me interessei o suficiente para querer saber mais. Até o Mateus nascer. Ou melhor, até o Mateus começar a comer sopa e fruta. Nessa altura, e empenhada que estou em que o miúdo coma bem e da forma mais natural possível, lá me decidi a ouvir a minha amiga. E foi assim que cheguei ao Brio, no Chiado. Já tinha passado à porta umas 300 vezes, até já lá tinha entrado uma vez ou outra para tomar um café, mas nunca me tinha dedicado a explorar devidamente este supermercado de alimentos naturais de agricultura biológica. Fui atirando vários legumes para os saquinhos de papel reciclado: cenouras, alface, bróculos, abóboras, courgetes e todas essa coisas que o Mateus, estranhamente, gosta. Depois passei à fruta: maçã, pêras, bananas, papaia, melão. Ainda trouxe umas fraldas biológicas para experimentar, uns produtos de higiene e coisas comestíveis para os crescidos (pão, massa, tofu -oh-meu-Deus-eu-a-comer-tofu). Não fazia a mínima ideia que este mudo era tão vasto e tão variado. Os produtos, sobreuto os legumes e as frutas, são um bocadinho mais caros dos que se encontram nas grandes superfícies, mas, segundo a minha amiga entendida no assunto, têm muitas vantagens. Por exemplo:
- Não têm produtos químicos que são muito prejudiciais para a saúde;
- Sabem melhor (têm um sabor mais intenso MESMO);
- Relativamente à carne e aos ovos, os animais não sofrem para que nós os possamos comer (ou seja, são criados ao ar livre, têm uma boa alimentação, não tomam produtos para acelerar o crescimento – produtos esses e sofrimento esse que vamos ingerir também, se a carne não for biológica)
- Protegem o ambiente;
- Comemos produtos da época, que é o mais indicado (a natureza é perfeita, se não dá morangos fora da época, é porque os morangos são para serem consumidos nos dias mais quentes , devido aos seus nutrientes)
Fiquei bastante convencida com estes argumentos, simples mas eficazes. A minha mãe também ficou curiosa e quer que eu a leve ao Brio, pelo que cheira-me que vamos ter uma família inteiramente biológica dentro em breve. =)